Dino libera parte, mas bloqueia emendas de comissão do Senado Federal

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Em resposta ao pedido do Senado Federal de liberar o pagamento das emendas de comissão, feito mais cedo desta segunda-feira, o Ministro do STF Flávio Dino bloqueou as emendas de comissão indicadas pelo Senado Federal em ofício assinado por líderes partidários no início da noite. Dino, no entanto, abriu exceção para aquelas que foram empenhadas antes do dia 23 de dezembro e que não constam do ofício enviado no dia 18 passado pelo Senado ao Governo Federal, que foi considerado nulo. 

Na decisão, Fládio Dino afirma que o Senado não enviou a ata das reuniões das comissões que teriam aprovado as indicações da emendas listadas no ofício de líderes. “Como empenhar uma ‘emenda de comissão’ cuja indicação do beneficiário e o valor a ser a ele repassado não foram aprovados pela Comissão?”, perguntou o magistrado, e completou: “…todos os senhores senadores são iguais no que se refere ao emendamento no processo legislativo orçamentário, e não cabe apenas aos líderes partidários fazer a indicação das emendas”.

Em sua argumentacão, o ministro do STF ainda frisou que a decisão não significa uma invasão de competência no Legislativo mas uma fiscalizacão da Corte sobre o cumprimento de regras aprovadas pelo próprio Congresso em Resolução de 2006 que determina a apresentação da ata da reunião que decidiu pela indicação da emenda. 

Autor

Leia mais

CNJ recebe segunda denúncia de assédio sexual contra ministro do STJ

Há 3 horas
paisagem amazônica retrata rios e matas brasilerias

STF convoca audiência para discutir plano de redução do desmatamento na Amazônia

Há 3 horas
Balança e martelo da Justiça

TRF 5 condena réus acusados por estelionato majorado durante pandemia da Covid, na Paraíba

Há 3 horas

Norma coletiva pode excluir cafezinho da jornada, mas não troca de uniforme

Há 4 horas
Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 6 horas

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB