O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, em audiência sobre as emendas parlamentares.

Flávio Dino manda recado ao Congresso em audiência pública para debater constitucionalidade das emendas

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Carolina Villela

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta sexta-feira (27) audiência pública sobre as emendas parlamentares impositivas, mecanismo que obriga o Poder Executivo a executar recursos destinados por deputados e senadores. O evento foi convocado pelo ministro Flávio Dino, relator das ações que questionam a constitucionalidade das emendas.

No decorrer do dia, representantes dos autores das ações que são discutidas no STF e de órgãos e entidades, além de especialistas realizarão exposições sobre o tema. Confira o cronograma completo.

Dino manda recado para o Congresso

Em um recado ao Congresso Nacional, Dino reforçou que a Constituição Federal é a única instância legitimada para estabelecer os limites do debate, rejeitando qualquer tentativa de cerceamento das discussões. O ministro ressaltou que, enquanto o devido orçamento legal estiver previsto na Constituição, não se trata de invasão de competência, mas sim um dever do Supremo analisar o tema.

“Se nós temos normas constitucionais que estão aparentemente em dissonância, a harmonização de tais normas é uma atividade tipicamente jurisdicional”, afirmou.

“Nós não temos um debate constitucional isoladamente. Nós temos um sistema constitucional a ser ou modificado pelo Congresso Nacional que pode fazê-lo a qualquer tempo, salvo a fórmula federativa do Estado que é cláusula pétrea, todos os outros elementos podem ser revogados pelo Congresso Nacional no momento que quiser”.

O ministro enfatizou a importância do debate sobre um tema que considera fundamental para todos os brasileiros. Segundo o relator, a questão não envolve interesses de governos específicos, mas normas constitucionais de interesse de toda a sociedade.

“Problemas graves demandam soluções processuais progressivas e ajustadas de modo consensual. A dimensão da harmonia envolve esse diálogo franco, direto e sem nenhuma tentativa de interdição ou de imposições quanto ao debate”, declarou Dino durante a abertura dos trabalhos.

Dino lembrou que todas as decisões já tomadas pelo Supremo sobre o repasse das emendas foram confirmadas pelo plenário, não se tratando de decisões monocráticas e classificou como “desinformações agressivas”, informações que dizem o contrário.

Presidentes da Câmara e do Senado faltam audiência

Em meio a mais uma fase da operação Overclean que mira esquema de desvio de emendas parlamentares, os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, que até ontem tinham confirmado presença no debate, cancelam a ida à audiência no STF.

A audiência busca reunir informações técnicas sobre a constitucionalidade das emendas e pontos de vista diversos para subsidiar o julgamento de três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 7688, 7695 e 7697) apresentadas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Procuradoria-Geral da República e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Mecanismo abrange diferentes modalidades de emendas

As emendas parlamentares impositivas englobam três modalidades principais: as emendas individuais de transferência especial (conhecidas como “emendas Pix”), as individuais de transferência com finalidade definida e as chamadas “emendas de bancada”. Cada uma dessas modalidades possui características específicas quanto à forma de execução e destinação dos recursos.

As “emendas Pix”, por exemplo, permitem transferências diretas de recursos federais para estados e municípios, sem a necessidade de convênios ou outros instrumentos de controle tradicionalmente utilizados pelo Executivo. Essa modalidade acelera a execução, mas gera questionamentos sobre transparência e fiscalização.

O mecanismo foi progressivamente incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro através das Emendas Constitucionais 86/2015, 100/2019, 105/2019 e 126/2022.

Autor

Leia mais

Vazamento de reunião sobre caso Master gera crise de confiança no STF

Há 19 horas

Dino dá prazo final de 30 dias para conclusão de relatório sobre terra indígena em Roraima

Há 20 horas
Edifício-sede do STF com estátua da Justiça na frente

STF não terá expediente em segunda e terça de Carnaval; prazos são prorrogados

Há 20 horas

PF se reúne com Mendonça e apresenta informações sobre inquérito do Banco Master

Há 20 horas
Ministro Villa Boas Cuêva durante a sessão

Infojud pode ser utilizado por juízes para checar renda de jurisdicionado e quem tem direito à Justiça gratuita, diz STJ

Há 20 horas
Sede do TRF 3, onde o colegiado escolheu novo desembargador por antiguidade

Colegiado do TRF 3 escolhe novo desembargador, por critério de antiguidade, e define lista tríplice para outra vaga existente na Corte

Há 23 horas
Maximum file size: 500 MB