Dino suspende discussão sobre militar com HIV assintomático excluído da ativa

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O julgamento do RE 1447945 (Tema 1310), que discute se pessoa com HIV assintomático é incapaz para serviço militar e deve ser definitivamente afastada (reforma do militar) do serviço ativo das Forças Armadas, antes da alteração legislativa promovida pela lei 13.954/19, foi suspenso no Supremo Tribunal Federal. A análise do recurso estava ocorrendo no plenário virtual da Corte e foi suspensa após pedido de vista do ministro Flávio Dino.

No caso discutido pelo Supremo, um militar alega que a condição de ser soropositivo não deveria ser motivo suficiente para sua exclusão do serviço ativo, sem a devida comprovação de incapacidade e questiona a decisão de reforma automática.

Antes de a análise ser suspensa, o relator, ministro Alexandre de Moraes, ao votar pelo provimento do recurso, ressaltou que militares e servidores públicos civis têm regimes jurídicos distintos, com regras diferentes especialmente sobre questões relacionadas à reforma por incapacidade. 

Moraes destacou que estudo conduzido no Caribe e na América Latina, incluindo o Brasil, mostra que a expectativa de vida das pessoas com HIV, com uso de medicamentos antirretrovirais, aumentou em todas as faixas etárias. Além disso, segundo o ministro, a “AIDS há muito tempo deixou de ser uma sentença de morte”.

“Tanto a jurisprudência desta CORTE, como as disposições constitucionais e legais que regulamentam o regime dos militares, além dos avanços da ciência que têm permitido aos portadores do vírus HIV um aumento da expectativa e da qualidade de vida não autorizam que se criem discriminação em relação a esses indivíduos em qualquer esfera social,  em especial quando se trata da manutenção do trabalho”, afirmou Moraes.

 O ministro propôs a seguinte tese:

“O militar, portador assintomático do vírus HIV, não pode ser reformado ex officio para o serviço ativo das Forças Armadas somente em razão de seu diagnóstico, mesmo antes da alteração legislativa promovida pela lei 13.954/19.”

 

Autor

Leia mais

imagem de maos segurando e apostando em celular com desenho de um campo de futebol com bola

Fux convoca audiência de conciliação sobre regulamentação de apostas esportivas

Há 3 horas
Sessão da 3ª Turma do STJ

STJ nega imunidade parlamentar a vereador condenado por danos morais por ofender PcD

Há 4 horas
Ministra Nancy Andrighi do STJ

Liberdade de imprensa é legítima se conteúdo transmitido for verdadeiro, de interesse público e não violar imagens, diz STJ

Há 5 horas
plenario da primeira turma do STF no julgamento do nucleo 2 de 16 12 25

Primeira Turma encerra 2025 com 810 condenações por atos golpistas e ataque à democracia

Há 5 horas
cinco réus condenados na AP 2693 pelo STF sendo uma mulher e quatro homens

STF condena cinco réus do Núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado

Há 6 horas
homem branco, de pé discursando da tribuna da Câmara dos Deputados, veste terno cinza, camisa branca e gravata azul

Deputado federal e secretário do Pará são alvos de operação contra suposto esquema de corrupção

Há 9 horas