Flávio e Eduardo Bolsonaro falam sobre prisão do pai

“O objetivo de Alexandre de Moraes é matar meu pai”, dizem Eduardo e Flávio Bolsonaro

Há 1 hora
Atualizado sábado, 22 de novembro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se manifestaram em tom crítico ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pela prisão preventiva do pai neste sábado (22/11), lembraram da facada que o ex-presidente sofreu em 2018 e disseram que se ele morrer “a culpa será de Moraes”.

O ex-presidente teve a prisão domiciliar revertida em prisão preventiva na sede da Polícia Federal em Brasília pelo fato de, às 00h08 de hoje, o sistema de monitoramento da PF ter informado ao STF que Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica que estava usando. E, no mesmo dia, uma vigília estava sendo organizada em seu condomínio, o que foi considerado pela Polícia Federal como possível estratégia para preparação de um esquema de fuga.

Bolsonaro já foi condenado por tentativa e golpe de Estado a mais de 27 anos de prisão no início de outubro, mas a prisão não se deu por essa condenação, uma vez que ainda se aguardam recursos da defesa para que a sentença seja considerada julgada. 

“Matar meu pai”

Dos Estados Unidos, onde se encontra, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que o objetivo do ministro do STF é matar o ex-presidente ao decretar sua prisão preventiva.

“Objetivo de Alexandre de Moraes é bem simples: matar meu pai. Terminar o serviço que a esquerda já tentou e  terminar o trabalho que Adélio Bispo começou. É uma tentativa de assassinato, nada menos do que isso. (…) Precisamos entender que Alexandre de Moraes é um psicopata”, escreveu o parlamentar.

Uso dos filhos

O senador Flávio Bolsonaro, por sua vez, destacou que a decisão de Moraes criminalizou também o “direito sagrado constitucional de reunião”. 

“O que ele [ministro] está dizendo nessa sentença é que eu não posso orar pelo meu pai, que não posso orar pelo meu país”. E acrescentou que “mais uma vez um filho é usado para ele [Moraes] culpar pela prisão de Bolsonaro”. 

Divisão entre aliados

“Se meu pai morrer lá dentro, a culpa é sua”, frisou o senador, em referência a Moraes. Entre políticos ligados ao PL e aos demais partidos aliados de Bolsonaro há uma divisão em relação à posição dos filhos do ex-presidente. 

Alguns dizem em reservado que a forma açodada de ambos de agir, sem terem conversado antes com outras lideranças políticas tomando medidas como a organização de vigílias e ataques ao STF teriam prejudicado ainda mais o ex-presidente. Já outros, apoiam os filhos de Bolsonaro e pedem aos colegas calma e união neste momento.

— Com agências de notícias e informações do jornal O Poder

Autor

Leia mais

Vídeo mostra Bolsonaro assumindo violação da tornozeleira eletrônica

Há 49 minutos
Trump diz que considera 'uma pena' prisão de Bolsonaro

Trump primeiro diz não saber de nada; depois considera “uma pena” a prisão de Bolsonaro

Há 1 hora

Veja como repercutiu a prisão de Bolsonaro entre aliados e adversários do ex-presidente

Há 2 horas
Saiba detalhes sobre a prisão de Jair Bolsonaro

Violação de tornozeleira e manifestações da defesa e do PL — detalhes sobre a prisão de Jair Bolsonaro

Há 3 horas

STF declara inconstitucional lei do RJ que obriga transporte gratuito de animais de suporte em aviões

Há 5 horas
Bolsonro com cara de quem estã encrencado

PF prende Bolsonaro por risco de fuga; Prisão foi determinada pelo STF

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB