TST homologa acordo entre Latam e sindicato com indenização de R$ 32,7 mi

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Superior do Trabalho homologou um acordo firmado entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e a Latam Airlines Brasil S.A., no valor de R$ 32,7 milhões, que beneficiará 300 profissionais. Iniciado em 2020, o processo discutia a indenização pelo fim do pagamento de gratificação de habilitação em equipamentos aos profissionais. 

Mediada pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal (Cejusc/TST), a conciliação foi coordenada pelo ministro Mauricio Godinho Delgado, vice-presidente do TST, e concluída após meses de negociação direta entre o sindicato dos trabalhadores e a empresa. O acordo teve aprovação do Ministério Público do Trabalho (MPT).  Com o acordo, o processo foi extinto.

A juíza auxiliar da vice-presidência do TST, Roberta de Melo Carvalho, avalia que a solução consensual mais uma vez se mostrou a ferramenta mais eficaz para resolver o conflito na Justiça do Trabalho. “Isso demonstra a importância do diálogo entre sindicato e empresa na construção da melhor solução para todos”, afirmou.

O funcionamento da conciliação trabalhista inclui as partes e um mediador. Este não cria e nem propõe opções de resolução, apenas conduz as partes a uma solução por meio do consenso. Assim, empregado e empregador decidem, conjuntamente, a melhor forma de resolver seu conflito. Qualquer pessoa, entidade ou empresa que tenha uma ação trabalhista pode solicitar a tentativa de conciliação enquanto o processo não for julgado. 

Autor

Leia mais

STF: Fux passa a compor a 2° Turma a partir da próxima semana

Há 14 minutos
Eduardo Bolsonaro

Conselho de Ética arquiva processo contra Eduardo Bolsonaro

Há 1 hora
TRF 3 condena INSS a indenizar beneficiários por ausência de peritos

Ausência de peritos do INSS gera indenização a beneficiários do MT e MS

Há 2 horas

Ministério Público da Itália emite parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

Há 2 horas

STF reafirma o poder de investigação do Ministério Público e a reestruturação do Gaeco do MPRJ

Há 2 horas

Publicado o acórdão do julgamento do STF que condenou Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB