Justiça Trabalhista lança compromisso de garantir maior segurança jurídica a partir de precedentes

Justiça Trabalhista lança ‘Carta de Brasília’ com o compromisso de fortalecer sistema de precedentes

Há 4 meses
Atualizado sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Da Redação

O Tribunal Superior do Trabalho e os Tribunais Regionais do Trabalho de todo o Brasil apresentaram, nesta quinta-feira (21/08), a Carta de Brasília, em que assumem o compromisso com a consolidação do Sistema de Precedentes Obrigatórios da Justiça do Trabalho.

Precedentes obrigatórios são entendimentos firmados pelos tribunais que devem ser aplicados no julgamento de casos iguais. A carta foi lida pelo presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ao final do Seminário Internacional de Precedentes da Justiça do Trabalho.

Mudança na forma de julgar

“A Justiça do Trabalho adentra, com grande intensidade, no Sistema Brasileiro de Precedentes, o que reflete uma mudança visceral na forma como julgamos”, afirmou. “Esse é o legado da comunidade jurídica para uma melhor apreciação dos conflitos trabalhistas”, acrescentou ele.

A iniciativa é inédita e marca o engajamento de todas as instâncias da Justiça trabalhista no sentido de fortalecer o sistema de precedentes. Isso contribui para racionalizar decisões judiciais, aumentar a coerência da jurisprudência trabalhista e, assim, garantir mais segurança jurídica. 

O documento foi aprovado por unanimidade por ministros, desembargadores, juízes e servidores que participaram do evento, realizado ao longo da semana, em Brasília, na sede do TST.

— Com informações do STJ

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 2 dias
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 2 dias

Vai voadeira, segue viagem

Há 2 dias
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 2 dias

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB