Caso Henry Borel: STF mantém prisão preventiva de Monique Medeiros

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, manteve nesta segunda-feira (10/02) a prisão preventiva de Monique Medeiros, acusada de participar do homicídio do próprio filho, Henry Borel, em 2021. O pedido de soltura foi feito pela defesa após Monique ter sido agredida por outra interna na prisão. A decisão foi tomada no HC 248673.

Antes de avaliar o caso, o relator solicitou informações à Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. O órgão público que a agressora foi isolada preventivamente e que foi instaurado um procedimento de apuração de falta disciplinar sobre o episódio. 

Informou ainda que Monique Medeiros é mantida em cela separada e que suas atividades são desenvolvidas em horário diverso das demais internas, como: banho de sol, assistência religiosa, assistência jurídica.

Segundo a Secretaria de Administração Pública, inicialmente, Monique Medeiros não quis representar criminalmente a agressora. No entanto, dois dias depois, a acusada manifestou interesse em prosseguir em sede policial na intenção de registrar a ocorrência sobre as agressões sofridas na penitenciária. 

Ao negar o pedido de revogação da prisão, o ministro Gilmar Mendes ressaltou que todas as medidas foram tomadas para preservar a integridade física da servidora pública. 

“Como se vê, a administração penitenciária adotou todas as medidas para salvaguardar a integridade física da paciente, apesar de seu desinteresse inicial em ver processada a agressora”, afirmou o ministro.

A decisão deve ser discutida também pela Turma do STF, que analisará o agravo regimental de forma colegiada.

Monique é acusada de homicídio qualificado, tortura e coação no caso do menino Henry. Ela e o então companheiro, o ex-vereador e ex-médico Jairo de Souza Santos Junior, mais conhecido como Dr. Jairinho, teriam cometido os crimes contra a criança, em 2021.

Autor

Leia mais

TSE encerra audiências sobre regras eleitorais de 2026

Há 2 dias

Dino dá 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas e fixa regras provisórias

Há 2 dias

Zanin suspende ação que questiona regras da Anvisa sobre publicidade de alimentos e medicamentos

Há 2 dias
Vista aérea de áraea do derramamento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015

STJ define quais as ações sobre derramamento da barragem do Fundão devem ser julgadas pelo TRF 6

Há 2 dias

Sonhos de Trem, a paisagem humana

Há 2 dias

Defesa de Filipe Martins pede revogação de prisão preventiva

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB