Moraes autoriza presença de requerentes como ouvintes e determina acesso imediato ao processo de Bolsonaro e outros réus

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, nesta quinta-feira (15/05) que os requerentes no inquérito envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus acompanhem os depoimentos como ouvintes. A decisão ocorre no âmbito das investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado e ataques ao sistema democrático.

A decisão do ministro, tomada na Ação Penal (AP) 2688, atendeu o pedido da defesa de Marília Ferreira Alencar, ex-diretora de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e da defesa de Giancarlo Carlo Gomes Rodrigues, militar que teria atuado na chamada “Abin paralela”. Os dois tiveram as denúncias de participação na trama golpista aceitas pela 1° Turma do STF. 

Moraes afirmou que as audiências de instrução serão públicas e que eventuais provas colhidas que sejam de interesse dos requerentes poderão ser compartilhadas.

Acesso às provas

Em outro despacho, Moraes também determinou o acesso imediato das defesas dos investigados e da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao conteúdo integral do processo, requerido à 10ª Vara Federal
Criminal de São Paulo, devendo as partes manter o sigilo dos dados. De acordo com o ministro, deve ser fornecido um link de download com todos os elementos processuais disponíveis, garantindo o pleno conhecimento da íntegra dos autos pelos envolvidos.

“O sigilo dos referidos autos foi decretado e deverá ser mantido em virtude de constar dos autos dados cadastrais sensíveis além de IPs de computadores e servidores utilizados pelos tribunais eleitorais, quebras telemáticas, sindicâncias internas e documentos relacionados a procedimentos internos de cadastramento de sistemas e senhas, entre outros de mesma natureza”, ressaltou Moraes.

O pedido de acesso ao material havia sido feito pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (14). 

Bolsonaro entre os réus

O inquérito, que corre sob relatoria de Moraes, apura ações que teriam sido articuladas por integrantes do alto escalão do governo anterior com o objetivo de deslegitimar o resultado das eleições e atentar contra a ordem constitucional.

Os depoimentos mencionados na decisão incluem testemunhas de acusação e defesa de Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres, Valdemar Costa Neto, Mauro Cid e Filipe Martins. As oitivas, feitas por videoconferência, começam no dia 19 de maio e vão até o dia 2 de junho. O calendário de depoimentos foi definido pelo STF. 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 17 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 18 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 18 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 21 horas
Maximum file size: 500 MB