Moraes manda PF ouvir governador de SC sobre contato entre Bolsonaro e Valdemar

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Polícia Federal colha depoimento do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), no prazo de 15 dias. Na decisão, Moraes afirma que a medida foi adotada para esclarecer declarações de Mello em entrevista que concedeu ao programa de TV “Direto ao Ponto”, da emissora Jovem Pan News, divulgado no canal da emissora na plataforma YouTube, no dia 13 de janeiro.

Na ocasião, Mello afirmou que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, mantêm contato, mesmo diante de proibição do STF.

“Para que os fatos sejam apurados, determino que a Polícia Federal proceda a oitiva do governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, no prazo de 15 (quinze) dias, para esclarecimentos sobre as suas declarações na entrevista que concedeu ao programa televisivo “Direto ao Ponto”, da emissora Jovem Pan News, determinou Moraes.

Na entrevista, o governador de Santa Catarina afirmou que “nosso presidente (do PL, Valdemar) conversa muito com o Bolsonaro, que é nosso presidente de honra, né?. Espero que daqui a pouco eles possam conversar na mesma sala para se ajudarem ainda mais”.

Valdemar Costa Neto, Bolsonaro e os outros investigados no inquérito no STF que apura a tentativa de golpe de Estado estão proibidos de se falarem, além de outras medidas cautelares impostas por Moraes. 

Em nota enviada ao HJur, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, “reitera que não mantém qualquer contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em respeito absoluto às determinações impostas pelo STF. Qualquer declaração em sentido contrário é fruto de equívoco ou mal-entendido”.

Autor

Leia mais

A ida de Fux para a Segunda Turma: como a mudança alterou a dinâmica dos julgamentos do golpe no STF

Há 13 minutos

Professores podem acumular cargo público com magistério, decide Congresso

Há 34 minutos

Câmara pede medidas urgentes sobre crise de energia em São Paulo

Há 1 hora
Ex-procurador do MP, Deltan Dallagnol falando num microfone

Dallagnoll paga R$ 146 mil de indenização a Lula por ter apresentado powerpoint com falsa acusação contra o presidente, em 2016

Há 2 horas

Do golpe à prisão: a trajetória do núcleo 1 no Supremo

Há 2 horas

MPF quer que universidade gaúcha retire homenagem a Geisel, por violações cometidas por ele aos direitos humanos

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB