O ex-deputado Daniel Silveira de terno e gravata em uma sessão da Câmara Federal

Moraes nega pedido de saída temporária de Daniel Silveira

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta segunda-feira (17/03) o pedido do ex-deputado federal Daniel Silveira para saída temporária da Páscoa. A decisão seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República, que apontou que o sentenciado não apresenta o necessário “comportamento adequado” exigido pela Lei de Execuções Penais. A PGR ressaltou que o ex-parlamentar teve a liberdade condicional revogada após descumprimento de medidas cautelares.

 “O seu reingresso no sistema carcerário ocorreu em data recente, após o descumprimento proposital das condições impostas ao seu livramento condicional. Ainda que essas faltas não produzam efeitos sob o regime disciplinar a que ele se encontra internamente submetido, impedem, sobretudo quando se considera a proximidade do fato, que se lhe reconheça, no presente momento, o comportamento adequado ou a própria compatibilidade do benefício com a recente reversão do seu status e, portanto, com os objetivos da sua pena”, ressaltou o órgão. 

A defesa do ex-deputado solicitou a autorização para que ele passasse o feriado com a família, argumentando que ele cumpre pena em regime semiaberto e teria direito ao benefício.

Daniel Silveira está preso no sistema penitenciário do Rio de Janeiro. Ele foi condenado em 2023 pelo STF a oito anos e nove meses de prisão por ameaças ao Estado Democrático de Direito e incitação à violência contra ministros da Corte. Os fatos ocorreram em 2020 e 2021, por meio das redes sociais. 

Em dezembro de 2024, ele perdeu o livramento condicional por descumprir determinações estabelecidas para o benefício, como o recolhimento noturno.

Autor

Leia mais

TSE encerra audiências sobre regras eleitorais de 2026

Há 2 dias

Dino dá 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas e fixa regras provisórias

Há 2 dias

Zanin suspende ação que questiona regras da Anvisa sobre publicidade de alimentos e medicamentos

Há 2 dias
Vista aérea de áraea do derramamento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015

STJ define quais as ações sobre derramamento da barragem do Fundão devem ser julgadas pelo TRF 6

Há 2 dias

Sonhos de Trem, a paisagem humana

Há 2 dias

Defesa de Filipe Martins pede revogação de prisão preventiva

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB