Por Carolina Villela
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), preside a sessão plenária da Corte pela primeira vez nesta quinta-feira (6). Ele é o atual vice-presidente do Supremo desde o final de setembro, quando tomou posse junto a Edson Fachin, que está na presidência.
Fachin, que normalmente conduz as sessões, está em Belém, onde participa da Cúpula do Clima, evento que antecede a COP 30, como representante do Poder Judiciário.
A ministra Cármen Lúcia parabenizou Moraes por conduzir sua primeira sessão na cadeira de presidente, mesmo que interinamente.
O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, também se manifestou e elogiou Alexandre de Moraes.
O ministro Dias Toffoli, que participa por videoconferência, ressaltou que gostaria de acompanhar presencialmente o momento especial e lembrou que ele e Moraes são amigos desde 1986,época em que estudaram juntos na Universidade de São Paulo (USP). “Vossa excelência tem a coragem, que é a maior virtude de um homem e a maior virtude de um juiz”.
Toffoli ressaltou ainda, a alegria em ver o colega na presidência: “Vossa Excelência ainda terá o seu momento de titularidade, mas eu não poderia, neste momento, deixar de dizer essas palavras de amigo, não de colega, mas de brasileiro, porque o Brasil deve muito a Vossa Excelência”.
Em tom de brincadeira, a ministra Cármen Lúcia explicou que, ao parabenizar o ministro, lembrou que Moraes assumiu o comando da Corte interinamente: “eu só lembrei, porque podia acontecer dele gostar da cadeira”.
Bem humorado, Moraes respondeu: “ministra Cármen, eu tô me acostumando já”, brincou.


