Moraes prorroga inquérito das fake news por seis meses

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por mais 180 dias o inquérito das fake news e determinou o depoimento de mais 20 pessoas. Também devem ser feitas a complementação da análise das informações obtidas em quebra de sigilo fiscal e bancário e o finalização das diversas diligências em andamento na Polícia Federal. Inicialmente, o prazo das investigações estava previsto para terminar em janeiro de 2020, mas tem sido prorrogado desde então.

Segundo Moraes, a providência é necessária para finalizar as investigações sobre a existência, o financiamento, o modo de atuar e a identificação de todos os participantes do chamado “gabinete do ódio”.

De acordo com as investigações, esse gabinete seria formado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e funcionaria dentro do Palácio do Planalto. A estrutura também teria sido usada por investigados para disseminar ataques sem provas ao sistema eleitoral.

O inquérito das fake news foi aberto em março de 2019, de ofício, pelo então presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que designou Moraes como relator. Os alvos são notícias falsas, ameaças virtuais à Corte, ministros e familiares.

Autor

Leia mais

CNJ recebe segunda denúncia de assédio sexual contra ministro do STJ

Há 8 horas
paisagem amazônica retrata rios e matas brasilerias

STF convoca audiência para discutir plano de redução do desmatamento na Amazônia

Há 8 horas
Balança e martelo da Justiça

TRF 5 condena réus acusados por estelionato majorado durante pandemia da Covid, na Paraíba

Há 8 horas

Norma coletiva pode excluir cafezinho da jornada, mas não troca de uniforme

Há 8 horas
Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 11 horas

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB