OAB do Amapá faz acordo histórico com a Guiana

OAB Amapá firma cooperação histórica com Guiana Francesa e Suriname

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá celebrou neste final de semana um marco para a advocacia regional com a assinatura de acordo de cooperação internacional. A parceria envolve a OAB-AP, a Ordem dos Advogados da Guiana Francesa e a Ordem dos Advogados do Suriname.

O pacto foi liderado pelo presidente da OAB-AP, Israel da Graça, e representa um passo significativo na integração jurídica dos países do Platô das Guianas. A iniciativa vai além de uma simples parceria institucional, buscando fortalecer a advocacia transfronteiriça na região.

“Estamos construindo pontes. Essa união é fruto de um esforço coletivo por uma advocacia mais forte, conectada e preparada para os desafios da nossa região fronteiriça”, afirmou Israel da Graça. O presidente destacou o caráter histórico do acordo para o norte do país.

Objetivos da cooperação internacional

O presidente da OAB- AP, Israel da Graça, com colegas da Guiana

Com o novo acordo, as três instituições se comprometem a dialogar sobre questões comuns da prática jurídica em territórios vizinhos. A parceria prevê intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre os profissionais dos três países envolvidos.

O pacto também busca criar ambiente propício para fortalecimento da advocacia transfronteiriça, considerando as particularidades de cada sistema jurídico. A iniciativa representa valorização da diplomacia regional e respeito às especificidades legais de cada nação.

As instituições trabalharão em conjunto na busca por soluções que beneficiem tanto os profissionais do direito quanto os cidadãos atendidos pelos respectivos sistemas jurídicos. O foco é desenvolver práticas que atendam às necessidades da região fronteiriça.

Protagonismo regional da OAB Amapá

“Seguimos avançando, conectando territórios e unindo forças em defesa da nossa classe. Essa cooperação internacional é mais um passo em direção ao futuro da advocacia no norte do Brasil e na região das Guianas”, concluiu Israel da Graça.

A parceria reafirma o compromisso da gestão de Israel da Graça com o protagonismo da OAB Amapá no cenário internacional. A seccional busca valorizar uma advocacia forte, unida e integrada às dinâmicas sociais e jurídicas da América do Sul.

O acordo posiciona a OAB-AP como articuladora de políticas regionais para a advocacia, fortalecendo os laços entre os países que compõem o Platô das Guianas e promovendo cooperação jurídica inédita na região.

Autor

Leia mais

Mesa diretora do senado, tendo à frente o senador davi alcolumbre

Senado aprova PL da dosimetria, que segue para sanção ou veto presidencial

Há 2 horas
A foto mostra a fachada do INSS em Brasília.

Justiça bloqueia R$ 500 milhões de investigado por fraude contra aposentados do INSS

Há 6 horas
A foto mostra os danos causados na tornozeleira usada por Bolsonaro. É um dispositivo preto com marcas de solda.

Perícia da PF confirma tentativa de violação em tornozeleira de Bolsonaro

Há 6 horas
Dark Bets

Operação Dark Bet desarticula organização suspeita de tráfico internacional de brasileiros

Há 6 horas
Ministro Flávio Dino

Dino determina auditoria sobre emendas do Dnocs e monitora transparência

Há 6 horas
A foto mostra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro. Ele é um homem branco, calvo com olhos claros.

Defesa de Eduardo Bolsonaro pede rejeição de denúncia por crime continuado

Há 7 horas
Maximum file size: 500 MB