OEA e do Parlasul dizem 1º turno de eleições ocorreu de forma pacífica e democrática

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
OEA e do Parlasul dizem 1º turno de eleições ocorreu de forma pacífica e democrática
 
Em relatórios preliminares da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Parlamento do Mercosul (Parlasul), os observadores informaram que o 1º turno das eleições municipais no Brasil ocorreram de forma pacífica e democrática.
 
“A Missão destaca que o dia de votação transcorreu com tranquilidade e que os candidatos aceitaram os resultados de forma pacífica”, diz o relatório da OEA.

A OEA e o Parlasul enviaram representantes ao Brasil para acompanhar e avaliar a organização das eleições e a da atuação da Justiça Eleitoral. Ao todo, OEA contou com a presença de 15 observadoras e observadores de nove nacionalidades em São Paulo, em Goiás e no Distrito Federal, enquanto contou com 12 pessoas de três países-membros do Mercosul.
 
“Mais uma vez, as autoridades eleitorais do Brasil demonstraram seu profissionalismo e capacidade de superar os desafios logísticos que envolvem a realização de uma eleição com mais de 450 mil urnas eletrônicas, impactada por fenômenos climáticos, como secas e incêndios que afetam diversas regiões do país”, destacou a OEA.
 
De ponto negativo, a entidade informou que nos centros de votação visitados a presença de fiscais dos partidos políticos, no entanto, praticamente nula. Além de ter registrado propaganda política próximo de alguns centros de votação.
 
O Parlasul destacou que é uma inovação na legislação brasileira a regulamentação que proíbe o uso de Inteligência Artificial (IA) para a criação e disseminação de conteúdos falsos durante o período eleitoral. Além de pontuar que houve uma melhora na acessibilidade “partir destas eleições, a urna eletrônica passou a contar com uma voz sintetizada para orientar eleitores cegos ou com baixa visão durante o processo de votação”. 
 
Como recomendação, a OEA apontou que se deve ampliar a conscientização sobre a importância da participação feminina e de pessoas negras nas eleições.

Autor

Leia mais

O advogado Henrique Neves, ex-ministro do TSE

A Democracia Reativa: Uma entrevista com Henrique Neves

Há 23 horas
Logo do CNJ na fachada da sede do conselho

CNJ determina a tribunais regulamentação de oficiais de justiça como incentivadores da conciliação

Há 1 dia
foto dos seus acusados na AP 2693 considerado o nucleo 2 da tentativa de golpe de Estado

Em 2025, o STF condenou cinco réus do Núcleo 2 acusados de elaborar a minuta do golpe e planejar a operação Punhal Verde Amarelo.

Há 1 dia

Supremo decreta prisão de Silvinei Vasques após fuga durante o Natal

Há 1 dia
Deputada Carla Zambelli

Carla Zambelli: condenada, foragida, sem mandato palamentar e presa na Itália, aguarda extradição

Há 1 dia

Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai ao tentar fugir

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB