OEA e do Parlasul dizem 1º turno de eleições ocorreu de forma pacífica e democrática

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
OEA e do Parlasul dizem 1º turno de eleições ocorreu de forma pacífica e democrática
 
Em relatórios preliminares da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Parlamento do Mercosul (Parlasul), os observadores informaram que o 1º turno das eleições municipais no Brasil ocorreram de forma pacífica e democrática.
 
“A Missão destaca que o dia de votação transcorreu com tranquilidade e que os candidatos aceitaram os resultados de forma pacífica”, diz o relatório da OEA.

A OEA e o Parlasul enviaram representantes ao Brasil para acompanhar e avaliar a organização das eleições e a da atuação da Justiça Eleitoral. Ao todo, OEA contou com a presença de 15 observadoras e observadores de nove nacionalidades em São Paulo, em Goiás e no Distrito Federal, enquanto contou com 12 pessoas de três países-membros do Mercosul.
 
“Mais uma vez, as autoridades eleitorais do Brasil demonstraram seu profissionalismo e capacidade de superar os desafios logísticos que envolvem a realização de uma eleição com mais de 450 mil urnas eletrônicas, impactada por fenômenos climáticos, como secas e incêndios que afetam diversas regiões do país”, destacou a OEA.
 
De ponto negativo, a entidade informou que nos centros de votação visitados a presença de fiscais dos partidos políticos, no entanto, praticamente nula. Além de ter registrado propaganda política próximo de alguns centros de votação.
 
O Parlasul destacou que é uma inovação na legislação brasileira a regulamentação que proíbe o uso de Inteligência Artificial (IA) para a criação e disseminação de conteúdos falsos durante o período eleitoral. Além de pontuar que houve uma melhora na acessibilidade “partir destas eleições, a urna eletrônica passou a contar com uma voz sintetizada para orientar eleitores cegos ou com baixa visão durante o processo de votação”. 
 
Como recomendação, a OEA apontou que se deve ampliar a conscientização sobre a importância da participação feminina e de pessoas negras nas eleições.

Autor

Leia mais

PF apreendeu R$ 430 mil em flat de Sóstenes Cavalcante, líder do PL

PF apreende R$ 430 mil em flat alugado por Sóstenes Cavalcantedurante operação Galho Fraco

Há 4 minutos
OP deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, alvos de operação da Polícia Federal por suspeita de desvio de recursos de cota parlamentar

PF faz busca e apreensão contra Sóstenes Cavalcante, líder do PL, e Carlos Jordy

Há 10 minutos

Caixa Saúde deve cobrir tratamento para autismo sem limite de sessões

Há 22 minutos

Shopping de Porto Alegre pode substituir creche por auxílio financeiro

Há 32 minutos

TRF6 nega porte de arma a atirador que não provou necessidade

Há 39 minutos
Roberta Luschinger

Lula diz que não haverá blindagem a envolvidos em fraudes no INSS, nem mesmo seu filho

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB