Ong presta contas e Dino libera repasse de emendas

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, liberou nesta quarta-feira (8/1) a destinação de emendas para a União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA) após a entidade prestar contas dos recursos públicos já recebidos. A decisão foi tomada no âmbito da ADPF nº 854.

A entidade integrava a lista das 13 organizações não governamentais (ONGs) que não apresentaram requisitos de transparência sobre os recursos recebidos de emendas parlamentares, segundo relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).

A União Brasileira de Educação e Assistência é uma instituição filantrópica que compõe a Rede Marista. A entidade mantém a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), segundo descrição da própria instituição de ensino.

A UBEA informou ao STF que, após ser notificada na decisão que suspendeu os repasses, providenciou a regularização de seu site, com a inclusão da aba “Transparência”. Nesta página, o usuário é direcionado à planilha que contém a relação discriminada das emendas e empenhos recebidos, por ordem cronológica de exercício financeiro.

Dino determinou a exclusão imediata da entidade no Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (CEPIM) e no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS). O ministrou também pediu que a CGU ateste, no prazo de cinco dias, o cumprimento integral do requisito da transparência pela entidade.

Com a saída da UBEA, restam ainda 12 Ong impedidas de receberem repasses de qualquer tipo de emenda parlamentar por falta de transparência.

Autor

Leia mais

CNJ recebe segunda denúncia de assédio sexual contra ministro do STJ

Há 2 horas
paisagem amazônica retrata rios e matas brasilerias

STF convoca audiência para discutir plano de redução do desmatamento na Amazônia

Há 2 horas
Balança e martelo da Justiça

TRF 5 condena réus acusados por estelionato majorado durante pandemia da Covid, na Paraíba

Há 2 horas

Norma coletiva pode excluir cafezinho da jornada, mas não troca de uniforme

Há 2 horas
Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 5 horas

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB