PGR é contra liberação de passaporte de Bolsonaro para viagem aos EUA

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Procuradoria-Geral da República se manifestou na noite desta quarta-feira (15.1) contra a liberação do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro para viagem aos Estados Unidos. O caso é analisado na Petição 12.100, no Supremo Tribunal Federal.

O ex-presidente está com o passaporte suspenso por medidas cautelares em investigações em que é alvo, incluindo a tentativa de golpe de Estado, em 2022. No pedido ao Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro solicita a liberação para viagem no período de 17 a 22 de janeiro, para participar da posse Donald Trump, para a qual foi convidado. A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira (20.1).

No dia 11.1, Alexandre de Moraes, que é relator da petição, intimou a defesa de Bolsonaro a instruir o pedido com os documentos necessários, já que a petição veio acompanhada apenas de cópia de e-mail endereçado ao deputado Eduardo Bolsonaro, a partir de endereço não identificado. Além disso, na comunicação não constou a programação da solenidade. 

Dois dias depois, a defesa respondeu que o comitê Trump Vance Inaugural Committee, Inc. é o responsável pela organização da posse presidencial e é dono do domínio “t47inaugural”. Segundo a resposta, a conta de e-mail [email protected] corresponde ao correio eletrônico dos organizadores, que, por esse meio, realizam as suas comunicações formais. Também destacou que o domínio em questão corresponde ao website oficial da organização.

Segundo a avaliação da PGR, a situação apresentada não revela “necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública”. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou também que a petição não evidência interesse público para a liberação da medida cautelar. 

“É ocioso apontar que o requerente não exerce função que confira status de representação oficial do Brasil à sua presença na cerimônia oficial nos Estados Unidos”, completou Paulo Gonet, em posição contrária ao pedido.

O caso é analisado pelo ministro Alexandre de Moraes. A expectativa é que o ministro apresente nesta quinta-feira (16.1) a decisão final.

Autor

Leia mais

Prédio do Senado Federal

Senadores protocolam queixa-crime e novo pedido de impeachment contra ministro Alexandre de Moraes, do STF

Há 23 horas
Alexandre de Moraes e Gabriel Galípolo

Polêmica sobre encontros entre ministro Alexandre de Moraes, do STF, com presidente do Banco Central esquenta a véspera de Natal

Há 23 horas

Toffoli marca acareação sobre caso Banco Master para fim de dezembro

Há 23 horas

Ministro Alexandre de Moraes autoriza Daniel Silveira a participar de formatura da filha em 2026

Há 2 dias
Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus

Justiça de São Paulo rejeita pedido de Edir Macedo para retirada de imagens de documentário da Netflix

Há 2 dias
Hacker Walter Delgatti Neto, condenado pelo STF

PGR se manifesta pela progressão de regime prisional de hacker Walter Delgatti Neto

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB