PGR é contra liberação de passaporte de Bolsonaro para viagem aos EUA

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Procuradoria-Geral da República se manifestou na noite desta quarta-feira (15.1) contra a liberação do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro para viagem aos Estados Unidos. O caso é analisado na Petição 12.100, no Supremo Tribunal Federal.

O ex-presidente está com o passaporte suspenso por medidas cautelares em investigações em que é alvo, incluindo a tentativa de golpe de Estado, em 2022. No pedido ao Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro solicita a liberação para viagem no período de 17 a 22 de janeiro, para participar da posse Donald Trump, para a qual foi convidado. A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira (20.1).

No dia 11.1, Alexandre de Moraes, que é relator da petição, intimou a defesa de Bolsonaro a instruir o pedido com os documentos necessários, já que a petição veio acompanhada apenas de cópia de e-mail endereçado ao deputado Eduardo Bolsonaro, a partir de endereço não identificado. Além disso, na comunicação não constou a programação da solenidade. 

Dois dias depois, a defesa respondeu que o comitê Trump Vance Inaugural Committee, Inc. é o responsável pela organização da posse presidencial e é dono do domínio “t47inaugural”. Segundo a resposta, a conta de e-mail [email protected] corresponde ao correio eletrônico dos organizadores, que, por esse meio, realizam as suas comunicações formais. Também destacou que o domínio em questão corresponde ao website oficial da organização.

Segundo a avaliação da PGR, a situação apresentada não revela “necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública”. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou também que a petição não evidência interesse público para a liberação da medida cautelar. 

“É ocioso apontar que o requerente não exerce função que confira status de representação oficial do Brasil à sua presença na cerimônia oficial nos Estados Unidos”, completou Paulo Gonet, em posição contrária ao pedido.

O caso é analisado pelo ministro Alexandre de Moraes. A expectativa é que o ministro apresente nesta quinta-feira (16.1) a decisão final.

Autor

Leia mais

STF forma maioria para autorizar tratamentos fora do rol da ANS com critérios e aguarda voto de Gilmar Mendes

Justiça autoriza registro de criança com duas mães gerado por inseminação artificial caseira

Justiça autoriza registro de criança com duas mães gerada por inseminação artificial caseira

Contribuição patronal compulsória afronta os princípios da autonomia sindical

TST derruba cobrança de “benefício social” imposta por sindicato a empresa goiana

A foto mostra o plenário do STF em dia de julgamento.

STF retoma julgamento sobre cobertura de planos de saúde para tratamentos fora do rol da ANS

Confissão espontânea deve ser levada em conta durante cálculo da pena

Confissão espontânea deve ser valorada no cálculo da pena, decide STJ

TST mantém condenação do Vasco por irregularidades na contratação de jovens

Maximum file size: 500 MB