Presidente do STJ determina novo interrompimento de atividades de refinaria no RJ

Presidente do STJ determina nova interrupção das atividades da Refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro

Há 2 meses
Atualizado quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Da Redação

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, concedeu decisão monocrática (individual) acolhendo pedido formulado pela  Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para nova interrupção das atividades da Refinaria de Manguinhos (Refit), localizada no Rio de Janeiro, que havia sido fechada em setembro em uma operação conjunta da Receita Federal e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A decisão foi concedida por Benjamin em pedido de Suspensão de Liminar e Sentença apenas dois dias após o Tribunal de Justiça daquele estado (TJRJ) autorizar sua reabertura.

Pedido de suspensão de liminar

O pedido de suspensão de liminar consiste em uma ferramenta jurídica que tem como objetivo preservar a ordem pública, a economia pública, a saúde ou a segurança, quando há risco de lesão grave por decisão judicial de instância inferior. 

Conforme informações que constam no processo, a refinaria foi inicialmente interditada no final de setembro sob suspeita de irregularidades. A disputa judicial tomou maiores proporções no meio empresarial devido ao seu vultoso passivo fiscal, de perto de R$ 10 bilhões em impostos.

Apesar do débito, o Governo do Rio de Janeiro havia se posicionado favoravelmente à reabertura com o argumento de que o complexo está em recuperação judicial e a continuidade de suas operações garantiria o repasse de cerca de R$ 50 milhões mensais ao estado.

Decisão mudou determinação do TJRJ 

A breve reabertura da Refit ocorreu na última segunda-feira, (27/10), por determinação do desembargador Guaraci de Campos Vianna, do TJRJ. Na sua decisão, ele afirmou que a retenção de insumos e a interrupção das atividades poderiam comprometer o processo de recuperação judicial da empresa.

O desembargador determinou, ainda, que a Refit passasse por uma perícia técnica multidisciplinar urgente, a ser entregue em cinco dias, para avaliar condições de operação, segurança e cumprimento das exigências fiscais e regulatórias, sob pena de nova interrupção.

Com a decisão do STJ, a perícia e a liberação total da refinaria ficam suspensas, prevalecendo a interdição solicitada pela Fazenda Nacional até nova análise de mérito.

— Com informações do TJRJ e do STJ

Autor

Leia mais

recesso forense

Recesso forense suspende prazos processuais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro

Há 1 dia
Equipe do esquadrão antibomba tentando desmontar artefato

STF torna  réus, acusados de tentar explodir bomba perto do aeroporto de Brasília em 2022 

Há 1 dia
Ex-presidente Jair Bolsonaro

PF divulga conclusão de perícia que atesta necessidade de Bolsonaro fazer cirurgia

Há 1 dia
Ministro Alexandre de Moraes, do STF

Moraes rejeita os últimos recursos apresentados pelas defesas de Bolsonaro, Heleno e Ramagem

Há 1 dia
Dinheiro apreendido num flat do deputado Sóstenes Cavalcante

Quem é quem na rede de suspeitas que pesa sobre os deputados do PL investigados pelo STF

Há 1 dia
Funcionários dos Correios sentados, separando cartas durante o expediente.

Servidores dos Correios estão em greve, mas TST determina que 80% do efetivo seja mantido neste período natalino

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB