Fac-símile de modelo de certidão de nascimento

Semana Nacional do Registro Civil oferecerá emissão gratuita de certidões para população vulnerável

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

de certidões

No período de 12 a 16 de maio, acontecerá em todo o país a 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil do Poder Judiciário – “Registre-se!”. A iniciativa visa combater o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação básica para populações vulneráveis.

No Distrito Federal, os Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais e os Centros Pop de Brasília e Taguatinga realizarão gratuitamente buscas e emissão de certidões para pessoas em situação de rua e internos do sistema prisional.

Documentação e cidadania

A Corregedoria da Justiça do DF fará a abertura da semana no âmbito do TJDFT em 12 de maio, às 10h, no Espaço Flamboyant, localizado no Fórum de Brasília. Durante o evento, a Coordenadoria de Correição e Inspeção Extrajudicial acompanhará as atividades nos cartórios e nos Centros Pop.

Além da emissão de certidões de registro civil, o programa também oferecerá agendamento para obtenção da Carteira de Identidade Nacional. Esses serviços representam o primeiro passo para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam acessar outros direitos fundamentais.

Iniciativa nacional

A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem como objetivo conjugar esforços entre órgãos e entidades dos três poderes e da sociedade civil para combater o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação básica a todos os brasileiros.

O programa é especialmente importante para populações em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes enfrentam barreiras burocráticas e financeiras para obter documentos essenciais à cidadania.

Locais de atendimento

Os interessados poderão buscar atendimento nos 14 Cartórios de Registro Civil distribuídos pelas regiões administrativas do DF. Além disso, o Centro Pop de Brasília, localizado no SGAS 903, Conjunto C, e o Centro Pop de Taguatinga, na QNF 24 A/E nº 2, Módulo A, também oferecerão os serviços.

A expectativa é de que a ação contribua significativamente para a diminuição do número de pessoas sem documentação básica no Distrito Federal, problema que ainda afeta parte considerável da população em situação de vulnerabilidade.

Autor

Leia mais

TST mantém bloqueio de passaporte de empresário estrangeiro por dívida trabalhista de R$ 2,2 milhões

Há 1 hora

Fundo de investimento é condenado a pagar dívida trabalhista de rede varejista que demitiu 3,5 mil funcionários

Há 1 hora

Juiz não pode decretar prisão preventiva quando MP pede medidas mais brandas

Há 2 horas

Anulação de questão de concurso por decisão judicial não beneficia candidatos que não entraram na Justiça

Há 2 horas

Credor hipotecário não pode usar embargos de terceiro para impedir arrecadação de imóvel em falência

Há 2 horas

Estado não pode ser responsabilizado por discursos de parlamentares protegidos por imunidade, decide STF

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB