Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 meses
Atualizado sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Da Redação

O ministro Sérgio Kukina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirmou nesta quinta-feira (04/12) que a gestão de precedentes constitui verdadeira política pública judiciária, contemplando “os princípios da segurança jurídica, da isonomia e da razoável duração do processo”. A declaração do magistrado se deu durante a abertura do VII Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados, que está sendo realizado até esta sexta-feira (05/12), na Corte.

A fala de Kukina mostrou não apenas um tema bastante ressaltado por ele e outros integrantes do colegiado do STJ como também consistiu em mais uma defesa feita pelos Tribunais superiores para que o Judiciário brasileiro de primeira e segunda instâncias respeitem tais precedentes. Como forma de unificar a jurisprudência e, ao mesmo tempo, ajudar a diminuir o grande estoque de processos pendentes no país.

Presidente da Cogepac

Kukina é, atualmente, presidente da Comissão Gestora de Precedentes, Jurisprudência e Ações Coletivas (Cogepac) do STJ. Ele enfatizou na sua palestra, ainda, o papel da formação de precedentes na redução do número de recursos e da própria cultura de litigiosidade. “A formação de um sistema de precedentes qualificados vinculantes objetiva que sequer a demanda precise ser proposta, traduzindo-se como uma pauta de conduta social”, acrescentou.

O primeiro dia do evento foi marcado por homenagens à ministra aposentada do STJ Assusete Magalhães. Sérgio Kukina apresentou um curto vídeo sobre a carreira da magistrada, que foi citada várias vezes pelos palestrantes. Falecida na segunda-feira (01/12), ela desempenhou importante papel na gestão de precedentes como presidente da Cogepac, cargo em que sucedeu o ministro Paulo de Tarso Sanseverino (falecido em 2023), cujo nome também foi lembrado durante o evento.

— Com informações do STJ

Autor

Leia mais

Contra Trump e em defesa da dignidade dos povos latinos – por Celso de Mello

Há 11 minutos

STJ proíbe dupla condenação em honorários de quem desistir de embargos para aderir ao Refis

Há 40 minutos

Justiça valida arbitragem trabalhista acordada após fim do contrato

Há 51 minutos
O coronel da reserva Marcelo Câmara é um homem branco com cabelo escuro.

Moraes mantém prisão de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro

Há 1 hora

STF permite dupla punição por caixa dois eleitoral e improbidade administrativa

Há 2 horas
Fachada da sede do Tribunal Regional Federal da Primeira Região - TRF1

TRF1 define e encaminha ao presidente Lula lista tríplice com nomes para próxima vaga de desembargador federal

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB