STF garante licença-parental de 6 meses a servidores

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O direito à licença-maternidade de seis meses para servidoras temporárias e comissionadas também nos casos de adoção ou guarda, conforme os respectivos regimes jurídicos, foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal. O direito também se estende ao pai solo, biológico ou adotante, no mesmo período.

O caso foi julgado em quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) relacionadas a leis de Roraima (7520), Paraná (7528), Alagoas (7542) e Amapá (7543). As ações foram propostas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo o relator, ministro Dias Toffoli, o Corte já firmou jurisprudência de que a licença parental é um direito que não admite nenhuma forma de discriminação, independentemente da natureza da parentalidade.

Toffoli justificou que essa orientação se baseia nos princípios da dignidade humana, da igualdade entre filhos biológicos e adotivos, da proteção da família e do interesse de crianças e adolescentes. Segundo o ministro, o direito à licença-maternidade para servidoras contratadas pela administração pública por prazo determinado ou em cargo comissionado, conforme o regime jurídico da servidora, já foi reconhecido pelo STF.

O ministro também ressaltou que o Supremo garantiu igualdade nas licenças gestante e adotante, independentemente da idade da criança adotada ou sob guarda.

O STF manteve a validade de norma que prevê licença-adotante no âmbito das Forças Armadas. Em seu voto, Toffoli lembrou que o direito é estendido ao pai solo, licença prevista no regime jurídico.

Autor

Leia mais

Moraes autoriza visita de Derrite a Bolsonaro na Papudinha

Há 16 horas

Homenagem ou comício do PT? Veja as avaliações de advogados

Há 19 horas

Oposição vai acionar o TSE contra candidatura de Lula após desfile da Acadêmicos de Niterói

Há 20 horas

“13 dias, 13 noites” diz enredo da escola de samba em homenagem à Lula que ignorou alertas do TSE (veja os videos); o caso deve voltar à Corte

Há 20 horas
Fachada do STJ

Dinheiro de venda na recuperação vai para massa falida, decide STJ

Há 22 horas
Copos de cerveja

TST mantém demissão de gerente que serviu bebida com álcool em gel a colegas em confraternização

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB