STF garante licença-parental de 6 meses a servidores

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O direito à licença-maternidade de seis meses para servidoras temporárias e comissionadas também nos casos de adoção ou guarda, conforme os respectivos regimes jurídicos, foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal. O direito também se estende ao pai solo, biológico ou adotante, no mesmo período.

O caso foi julgado em quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) relacionadas a leis de Roraima (7520), Paraná (7528), Alagoas (7542) e Amapá (7543). As ações foram propostas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo o relator, ministro Dias Toffoli, o Corte já firmou jurisprudência de que a licença parental é um direito que não admite nenhuma forma de discriminação, independentemente da natureza da parentalidade.

Toffoli justificou que essa orientação se baseia nos princípios da dignidade humana, da igualdade entre filhos biológicos e adotivos, da proteção da família e do interesse de crianças e adolescentes. Segundo o ministro, o direito à licença-maternidade para servidoras contratadas pela administração pública por prazo determinado ou em cargo comissionado, conforme o regime jurídico da servidora, já foi reconhecido pelo STF.

O ministro também ressaltou que o Supremo garantiu igualdade nas licenças gestante e adotante, independentemente da idade da criança adotada ou sob guarda.

O STF manteve a validade de norma que prevê licença-adotante no âmbito das Forças Armadas. Em seu voto, Toffoli lembrou que o direito é estendido ao pai solo, licença prevista no regime jurídico.

Autor

Leia mais

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e a fachda de sua instituição, agora sob liquidação extrajudicial

Toffoli decreta sigilo sobre ação que envolve ex-presidente do banco Master

Há 3 horas

STF suspende loterias municipais em todo o Brasil

Há 4 horas
Davi Alcolumbre, presidente do Senado

Alcolumbre critica decisão de Gilmar Mendes que suspendeu trechos da Lei de Impeachment de ministros do STF

Há 5 horas
Sérgio Moro, a Polícia Federal e o prédio da décima terceira Vara Federal de Curitiba

PF cumpre mandado de busca na 13ª Vara de Curitiba por ordem do STF

Há 5 horas

STF tem 5 votos a 4 para invalidar norma que reduz aposentadoria integral para pessoas com doenças Graves

Há 6 horas

STF anuncia 42 vagas para pessoas com deficiência em programa inédito de inclusão

Há 7 horas
Maximum file size: 500 MB