STF derruba trecho de lei paulista sobre indicação de juízes sem concurso

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O plenário do Supremo Tribunal Federal invalidou, nesta quinta-feira (07/11), trecho de uma lei do estado de São Paulo que criou os departamentos de execução criminal e de inquéritos policiais no Judiciário paulista. A norma anulada atribuía a indicação dos juízes atuantes nas unidades do Decrim e do Dipo ao Conselho Superior da Magistratura, sem exigência de concurso. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5070, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Prevaleceu o entendimento do relator, ministro Dias Toffoli, de que a regra paulista não obedece aos parâmetros constitucionais de acesso de magistrados aos órgãos judiciais, que são antiguidade e merecimento. Em março de 2023, ao apresentar o voto, Toffoli reforçou que a jurisprudência do STF não admite a indicação de juízes sem concurso, devendo ser observada a regra constitucional. Segundo o ministro, a proibição da remoção de um juiz sem seu consentimento visa assegurar a independência e a imparcialidade do Judiciário.

Na sessão desta quinta, o ministro observou que o TJ-SP editou resolução adequando a indicação dos juízes para o Dipo segundo esses critérios. Mas como a lei continua em vigor, ele consid erou necessário declarar a inconstitucionalidade do trecho que trata da designação dos juízes.

Vencidos parcialmente, os ministros Luís Roberto Barroso e Flávio Dino votaram pela interpretação dos dispositivos conforme a Constituição Federal e a aplicação dos critérios definidos no julgamento sobre juiz de garantias. Já o ministro Alexandre de Moraes considerou as normas válidas.

Modulação da decisão

Apesar da divergência em relação à constitucionalidade da norma, os ministros decidiram por unanimidade modular os efeitos da decisão. Para evitar insegurança jurídica em função de uma mudança brusca, definiram que a decisão terá eficácia apenas 24 meses após a publicação da ata do julgamento.

 

Autor

Leia mais

Momento em que o Boeing 787-8 da Air Índia perde sustentação e cai próximo à cabeceira da pista

STJ julga se consumidor pode cancelar passagem aérea em até 7 dias com reembolso total

Há 1 hora
Jaques Wagner e Davi Alcolumbre

Indicação de Messias provoca rompimento entre Alcolumbre e Jaques Wagner

Há 2 horas
A foto mostra o presidente da Cânmara Hugo Motta e o líder do PT, Lindbergh Farias.

Relação entre Hugo Motta e Lindbergh Farias azeda após embate no PL Anti-facção

Há 2 horas
Persecução penal pode ser feita antes da constituição de crédito em alguns casos, diz STJ

STJ permite persecução penal por crime tributário antes do fim do processo administrativo em casos de fraude

Há 3 horas
Democracia no Brasil é calcada em robustez das instituições, diz Fachin

Fachin atribui resiliência democrática do Brasil à Constituição de 88 e robustez das instituições

Há 4 horas
Mototaxistas circulando em São Paulo

Taxista pode ter isenção de IPI no carro novo mesmo sem ter trabalhado antes na profissão

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB