STF forma maioria para condenar Roberto Jefferson

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB). O político é réu pelos crimes de calúnia, homofobia, incitação ao crime e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes. O tempo de condenação ainda não foi definido por faltar o voto de cinco ministros.

Relator da ação, o ministro Alexandre de Moraes propôs em seu voto a condenação de Jefferson a 9 anos, um mês e cinco dias e foi acompanhado, até o momento, por Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Moraes destacou que Jefferson fez ameaças gravíssimas, que “constituem ameaça ilegal à segurança de parlamentares e dos ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da atividade fiscalizatória parlamentar e da judicatura, notadamente a independência do Poder Legislativo e Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito, e direcionar ataques a comunidade vulnerável e que vem sofrendo violência”.

Em divergência em relação ao tempo de condenação, o ministro Cristiano Zanin propôs a pena de 5 anos, dois meses, e 28 dias de prisão. Zanin justificou que os crimes de calúnia e incitação ao crime já foram prescritos por serem denunciados em 2022.

A votação ocorre no âmbito da Ação Penal 2493. O julgamento começou em 09.12 e está previsto para se encerrar nesta sexta-feira (13.12).

 

Autor

Leia mais

Crimes relacionados à flora ameaçada são julgadas pelos TJs

Crimes ambientais relacionados a espécies de floras ameaçadas de extinção devem ser julgadas pelas Justiças dos Estados, decide STJ

Há 2 horas

CGU reitera pedido ao STF por provas sobre falsificação de cartão de vacina de Bolsonaro

Há 2 horas

STJ autoriza uso de posts em redes sociais como prova para fixar pensão alimentícia

Há 2 horas

Moraes anula decisão da Câmara e decreta perda de mandato de Carla Zambelli

Há 6 horas

STF homologa por maioria acordo entre União e Eletrobras após desestatização

Há 10 horas

Vazamento expõe dados de adolescentes em conflito com a lei e provoca demissões e abandono escolar

Há 10 horas
Maximum file size: 500 MB