STF forma maioria para condenar Roberto Jefferson

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB). O político é réu pelos crimes de calúnia, homofobia, incitação ao crime e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes. O tempo de condenação ainda não foi definido por faltar o voto de cinco ministros.

Relator da ação, o ministro Alexandre de Moraes propôs em seu voto a condenação de Jefferson a 9 anos, um mês e cinco dias e foi acompanhado, até o momento, por Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Moraes destacou que Jefferson fez ameaças gravíssimas, que “constituem ameaça ilegal à segurança de parlamentares e dos ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da atividade fiscalizatória parlamentar e da judicatura, notadamente a independência do Poder Legislativo e Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito, e direcionar ataques a comunidade vulnerável e que vem sofrendo violência”.

Em divergência em relação ao tempo de condenação, o ministro Cristiano Zanin propôs a pena de 5 anos, dois meses, e 28 dias de prisão. Zanin justificou que os crimes de calúnia e incitação ao crime já foram prescritos por serem denunciados em 2022.

A votação ocorre no âmbito da Ação Penal 2493. O julgamento começou em 09.12 e está previsto para se encerrar nesta sexta-feira (13.12).

 

Autor

Leia mais

Presídios brasileiros tem 150% de superlotação, aponta CNJ

Presídios brasileiros possuem hoje 150% de superlotação, aponta CNJ em nova edição da plataforma Geopresídios

Há 1 hora

Voltou sozinho para tirar ‘resto da água’: trabalhador morre esmagado por elevador e pais conseguem dobrar indenização na Justiça

Há 2 horas

Negado recálculo de salário combinado por executivo que trabalhou nos EUA

Há 2 horas

Justiça discute uso responsável da Inteligência Artificial nos tribunais

Há 3 horas

CNJ: vítimas de assédio sexual vão participar ativamente de processos contra magistrados

Há 3 horas
Davi Alcolumbre, presidente do Congresso

Congresso vota vetos nesta quinta-feira em meio a impasse sobre licenciamento ambiental

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB