STJ libera grávida de usar tornozeleira durante parto

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Uma mulher grávida conseguiu um Habeas Corpus Superior Tribunal de Justiça para não ser obrigada a usar tornozeleira eletrônica durante o parto. A decisão foi proferida pelo ministro Og Fernandes.

Segundo o processo, a mulher é investigada pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico e estava submetida à monitoração eletrônica desde agosto deste ano.

A defesa da gestante, ao pedir a revogação da medida cautelar, a considerou “extremamente gravosa” em função do estado gestacional. Também apontou que os tribunais devem considerar a Resolução 492/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual manda observar o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, sobre a priorização de medidas menos gravosas para gestantes.

Ao proferir sua decisão, o Og Fernandes frisou que, embora as cautelares determinadas pela Justiça sejam adequadas às circunstâncias dos crimes supostamente cometidos, a imposição do monitoramento eletrônico no momento do parto é desproporcional. Segundo o ministro, a mulher em trabalho de parto fica sujeita a uma situação de vulnerabilidade física e mental, o que exige mais atenção do Estado.

“A imposição do uso do equipamento de monitoramento eletrônico durante o parto é desproporcional e excessiva, podendo ser substituída por medidas menos invasivas. Nesse contexto, torna-se adequada a limitação do monitoramento eletrônico da paciente ao período anterior ao início do trabalho de parto, a fim de garantir o direito da parturiente à dignidade e ao tratamento adequado”, afirmou o magistrado.

Og Fernandes determinou que, após o parto, o uso da tornozeleira deverá ser retomado, mas respeitando um período mínimo de recuperação, com base na orientação médica.

Autor

Leia mais

STF admite incidente de assunção de competência em casos da Funasa e suspende processos em todo o país

Há 6 horas
FGC anuncia aporte de R$ 41 bilhões para investidores do Master

FGC anuncia aporte de R$ 41 bilhões para investidores do Master e Justiça Federal do DF mantém prisão de Vorcaro

Há 7 horas
JF retifica decisão e tira BRB da lista de entidades com bens bloqueados

JF retifica decisão e tira BRB da lista de entidades com bens bloqueados pela operação Compliance Zero

Há 7 horas
Governador do DF muda de ideia e anuncia outro nome para comando do BRB

Governador do DF muda de ideia e anuncia para comando do BRB o ex-presidente da Caixa Nelson Antônio de Souza

Há 7 horas
Conselho de Administração do BRB anuncia que contratará auditoria externa

Depois de reunião de emergência, Conselho de Administração do BRB anuncia que contratará auditoria externa para avaliar banco

Há 7 horas
Sem explicar muito, presidente afastado do BRB resolve se manifestar em nota

Sem explicar muita coisa, presidente afastado do BRB que não tinha dado notícias resolve se manifestar em nota 

Há 7 horas
Maximum file size: 500 MB