STJ libera grávida de usar tornozeleira durante parto

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Uma mulher grávida conseguiu um Habeas Corpus Superior Tribunal de Justiça para não ser obrigada a usar tornozeleira eletrônica durante o parto. A decisão foi proferida pelo ministro Og Fernandes.

Segundo o processo, a mulher é investigada pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico e estava submetida à monitoração eletrônica desde agosto deste ano.

A defesa da gestante, ao pedir a revogação da medida cautelar, a considerou “extremamente gravosa” em função do estado gestacional. Também apontou que os tribunais devem considerar a Resolução 492/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual manda observar o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, sobre a priorização de medidas menos gravosas para gestantes.

Ao proferir sua decisão, o Og Fernandes frisou que, embora as cautelares determinadas pela Justiça sejam adequadas às circunstâncias dos crimes supostamente cometidos, a imposição do monitoramento eletrônico no momento do parto é desproporcional. Segundo o ministro, a mulher em trabalho de parto fica sujeita a uma situação de vulnerabilidade física e mental, o que exige mais atenção do Estado.

“A imposição do uso do equipamento de monitoramento eletrônico durante o parto é desproporcional e excessiva, podendo ser substituída por medidas menos invasivas. Nesse contexto, torna-se adequada a limitação do monitoramento eletrônico da paciente ao período anterior ao início do trabalho de parto, a fim de garantir o direito da parturiente à dignidade e ao tratamento adequado”, afirmou o magistrado.

Og Fernandes determinou que, após o parto, o uso da tornozeleira deverá ser retomado, mas respeitando um período mínimo de recuperação, com base na orientação médica.

Autor

Leia mais

Acareação expõe contradição entre Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e ex-presidente do BRB; Veja os vídeos

Há 8 horas
Estátua da Justiça, na Praça dos Três Poderes

Tribunais superiores retomam os trabalhos com atos solenes e sessões na próxima segunda-feira (2)

Há 10 horas
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Bolsonaro sob custódia: documento detalha rotina no 19º Batalhão da PM

Há 10 horas

STF retoma julgamentos virtuais nesta sexta (30) com temas sensíveis na pauta

Há 10 horas
Sede do TJAM onde foi julgado, recentemente, pedido do MPMA para decretação de interventor para Turilândia

TJMA determina e Governo do Maranhão indica até segunda-feira (2) interventor para município de Turilândia

Há 10 horas

Empresas devem reembolsar em dobro por cobrança indevida após cancelamento de ingressos

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB