Ministro Dias Toffoli, do STF

Ministro Toffoli, do STF, indica peritos da PF para avaliar, junto com equipe da PGR, material apreendido na operação Compliance Zero

Há 1 hora
Atualizado sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Da Redação

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu decisão na tarde desta quinta-feira (15/01) indicando quatro peritos da Polícia Federal a terem livre acesso ao material apreendido ontem, durante a segunda etapa da Operação Compliance Zero — que apura fraudes cometidas pelo Banco Master no mercado financeiro.

Os peritos são Luis Filipe da Cruz Nassif, Tiago Barroso Delmutti, Enelson Candeia da Cruz Filho e Lorenzo Victor Shrepel Delmutti. O ministro afirmou, na decisão, que os indicou diante do encaminhamento do material enviado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, para acompanhamento da extração de dados e realização da perícia do referido material custodiado no Ministério Público Federal (MPF) referente à operação.

Livre acesso

Toffoli ressaltou, ainda, que “os referidos peritos terão livre acesso ao material apreendido e deverão contar com o apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR) para acompanhamento dos trabalhos periciais”. Acesse aqui a íntegra da decisão do ministro.

No início da tarde, a Associação dos Peritos Criminais divulgou uma nota, manifestando preocupação com a decisão do ministro de encaminhar à PGR documentos e materiais apreendidos na segunda fase da operação. 

Comprometimento de vestígios

No documento, a entidade enfatizou que a medida pode comprometer a preservação de vestígios importantes para a investigação, especialmente no que se refere à análise de dispositivos eletrônicos ainda ativos ou recentemente bloqueados. 

A associação também alertou que o envio dos materiais pode provocar alterações automáticas em sistemas operacionais, o que dificultaria ou até inviabilizaria a produção de provas técnicas. Segundo informações do STF, o trâmite para atuação dos peritos indicados junto à equipe da PGR na avaliação de todos os documentos e materiais apreendidos já está em curso. 

— Com informações do STF e da PGR

Autor

Leia mais

busca e apreensão

STJ: Busca domiciliar pode ocorrer a partir das 5h, mesmo sem luz solar

Há 45 segundos
General Mário Fernandes, um dos condlenados pelo STF por tentativa de golpe de Estado.

Moraes autoriza general Mário Fernandes, um dos condenados por tentativa de golpe de Estado, a trabalhar enquanto cumpre pena

Há 50 minutos
Ministro Humberto Martins, do STJ, durante sessão

Prazo de prescrição de dívida só começa a correr a partir do último boleto pago e não do início do contrato

Há 1 hora
Janaína Reis Miron, irmão do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes

Irmã de Ricardo Nunes é detida após ser identificada por câmeras do Smart Sampa

Há 4 horas
Ministro Dias Toffoli, do STF

Toffoli autoriza peritos da PF indicados por ele a acompanhar extração de dados do caso Banco Master na PGR

Há 5 horas
Alexandre de Moraes, Ministro do STF

Moraes rebate críticas e expõe privilégios de Bolsonaro em cela especial da PF

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB