Justiça manda restituir em dobro tributação indevida sobre proventos de servidor falecido

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A tributação indevida sobre proventos de aposentadoria de beneficiário já falecido deve ser restituída em dobro aos seus herdeiros. Com base neste entendimento, a 2ª Vara Federal de Pelotas (RS) condenou a União a restituir o imposto recolhido indevidamente sobre a aposentadoria de um servidor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A ação foi proposta pelo neto do aposentado, sob a alegação de que o avô teria sido diagnosticado com deficiência visual (visão monocular) em 2018, conforme consta em laudo médico anexo ao processo.

O homem faleceu em janeiro de 2024, sendo o autor herdeiro testamentário. O valor total recolhido a título de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) entre 2018 e 2022 foi de aproximadamente R$ 127 mil. Ao analisar a ação, o juiz federal Cristiano Bauer Sica Diniz, destacou a Lei 7.713/88, que trata de alterações na legislação do Imposto de rRenda. A norma torna obrigatória a isenção do imposto sobre a renda oriunda de aposentadoria de portadores de cegueira, dentre outras enfermidades. O  magistrado considerou que foram comprovados documentalmente a percepção de proventos de aposentadoria e o diagnóstico de cegueira do servidor.

Assim, a cobrança do imposto de renda sobre os valores recebidos pelo falecido foi indevida, já que consistiu em “tributação inexigível para o caso, devendo ser observada a prescrição quinquenal”. “Saliento que, o fato de a cegueira atingir apenas um dos olhos (visão monocular) não é óbice para o reconhecimento da moléstia”, complementou o magistrado. A ilegitimidade passiva da UFPEL foi reconhecida, por figurar como instituição arrecadadora do imposto, recaindo a condenação sobre a União, credora dos valores descontados indevidamente.

 

 

 

Autor

Leia mais

Fachada do TST

Analista punido por participar de greve deve receber indenização do Serpro

Há 2 minutos
Mesário com deficiência atua nas eleições

Número de mesários com deficiência mais que dobra em quatro anos no Brasil

Há 5 minutos
ex-auditor fiscal forjou a própria morte e foi preso

Ex-auditor que forjou a própria morte tem prisão preventiva decretada pelo STJ

Há 9 minutos
STJ lança edital para convocação de mais 30 magistrados para atuar na 2ª Seção

Empresa uniprofissional pode pagar ISS com alíquota fixa mesmo sendo sociedade limitada, decide STJ

Há 13 minutos
Bagagem de mão

Câmara aprova urgência para PL que impede cobrança de bagagem de mão pelas aéreas

Há 5 horas
Valdemar Costa Neto, Presidente do PL

STF determina reabertura de investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB