Fachada do prédio sede do INSS, alvo de investigação por esquema de fraudes nas aposentadorias

Contribuição previdenciária abaixo do mínimo deve ser considerada pelo INSS

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu que contribuições previdenciárias inferiores ao mínimo legal devem ser consideradas para efeitos de carência e qualidade de segurado pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O entendimento levou os desembargadores do TRF4 a determinarem à autarquia que conceda benefício por incapacidade temporária a uma trabalhadora rural em tratamento de câncer do colo do útero.

O pedido foi negado inicialmente pelo INSS com o argumento de que a doença teria surgido antes da mulher ser contratada e que suas contribuições mensais, somadas, não atingiam o mínimo exigido por lei. Mas a trabalhadora entrou com uma ação no Juizado Especial da Comarca de Toledo (PR) e obteve decisão favorável.

Para a juíza federal Raquel Kunzler Batista, existe precedente por parte da 4ª Turma Recursal do Rio Grande do Sul que diferencia o limite mínimo legal para contribuição mensal do salário mínimo exigido para determinadas categorias de segurados, como empregados formais e trabalhadores avulsos.

“Desse modo, as contribuições vertidas abaixo do salário mínimo devem ser computadas para fins de qualidade de segurado e carência. Essa constatação torna inócua a discussão acerca da data de início da doença para fins de verificação da dispensa de carência prevista na Lei nº 8.213/1991 (que dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social)”, destacou a magistrada em sua decisão.

O INSS recorreu ao TRF 4 e o autor do recurso na 3ª Turma Recursal da Corte, juiz federal Gilson Luiz Inácio, manteve integralmente a decisão, garantindo à trabalhadora o direito ao benefício. O colegiado votou por unanimidade conforme a posição do relator.

Autor

Leia mais

M

Fundação Nobel rebate gesto de María Corina Machado ao dar prêmio a Trump

Há 22 segundos
Raul Jungman

Morre, aos 73 anos, o ex-ministro Raul Jungmann, referência na segurança pública e na mineração

Há 9 minutos
Sede do Banco Master

FGC já recebeu 369 mil pedidos de ressarcimento de investidores do Banco Master

Há 13 minutos
Quatro livros indicados por IA sobre o Brasil

A IA indica quatro livros  sobre o Brasil contemporâneo

Há 2 dias
Conflito toffoli X PF

Toffoli impõe novo cronograma e restringe depoimentos da PF a dois dias

Há 3 dias
Caminhão abastecendo posto de combustíveis

Em contratos entre revendedoras e distribuidoras de combustíveis não pode ser aplicado o CDC, decide Tribunal

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB