Fachada do prédio sede do INSS, alvo de investigação por esquema de fraudes nas aposentadorias

Contribuição previdenciária abaixo do mínimo deve ser considerada pelo INSS

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu que contribuições previdenciárias inferiores ao mínimo legal devem ser consideradas para efeitos de carência e qualidade de segurado pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O entendimento levou os desembargadores do TRF4 a determinarem à autarquia que conceda benefício por incapacidade temporária a uma trabalhadora rural em tratamento de câncer do colo do útero.

O pedido foi negado inicialmente pelo INSS com o argumento de que a doença teria surgido antes da mulher ser contratada e que suas contribuições mensais, somadas, não atingiam o mínimo exigido por lei. Mas a trabalhadora entrou com uma ação no Juizado Especial da Comarca de Toledo (PR) e obteve decisão favorável.

Para a juíza federal Raquel Kunzler Batista, existe precedente por parte da 4ª Turma Recursal do Rio Grande do Sul que diferencia o limite mínimo legal para contribuição mensal do salário mínimo exigido para determinadas categorias de segurados, como empregados formais e trabalhadores avulsos.

“Desse modo, as contribuições vertidas abaixo do salário mínimo devem ser computadas para fins de qualidade de segurado e carência. Essa constatação torna inócua a discussão acerca da data de início da doença para fins de verificação da dispensa de carência prevista na Lei nº 8.213/1991 (que dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social)”, destacou a magistrada em sua decisão.

O INSS recorreu ao TRF 4 e o autor do recurso na 3ª Turma Recursal da Corte, juiz federal Gilson Luiz Inácio, manteve integralmente a decisão, garantindo à trabalhadora o direito ao benefício. O colegiado votou por unanimidade conforme a posição do relator.

Autor

Leia mais

Gráfico simbolizando deflação

Banco Central despreza deflação e mantém Selic em 15%

Lâmapda elétrica

Senado aprova tarifa social de energia e texto segue para sanção presidencial

Plenário do Senado aprova novos ministros para o STJ e o STM

Alcolumbre envia PEC da blindagem à CCJ e retarda tramitação no Senado

Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia

Alexandre de Moraes determina que transporte de Bolsonaro deve ser coordenado pela PF ou Polícia Penal, excluindo GSI

Gilmar Mendes requisita ao Congresso Nacional informações sobre rito de impeachment contra ministros

Maximum file size: 500 MB