Lula sanciona lei que proíbe uso de celulares em escolas

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O presidente Lula sancionou nesta segunda-feira (13/1) o projeto de lei que limita o uso de celulares nas escolas públicas e privadas de todo o país. A nova regra passará a vigorar em todo o território nacional. Segundo a lei, a proibição vale para a educação básica, que abrange pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

A lei determina a proibição do uso dos smartphones durante a aula e também no recreio ou nos intervalos entre os cursos.A sanção ocorreu em uma cerimônia fechada com ministros. Lula declarou que a lei não deve prejudicar a formação digital dos alunos. 

“Nós vamos possibilitar que as crianças possam voltar a brincar, interagir entre si. Isso não vale só para a criança. Isso vale para muita gente. No meu gabinete, não entra ninguém com telefone celular”, declarou.

“Esse é um momento histórico para o Brasil. Deputados e senadores tiveram um ato de coragem. Esse sanção significa um reconhecimento do trabalho de todos as pessoas serias que trabalham na educação. Eu imaginei que os deputados não iam querer aprovar esse lei por medo da internet. Porque hoje os deputados para votar pensam o quanto vão apanhar na internet. Foi um ato de coragem — disse Lula durante a cerimônia de sanção no Palácio do Planalto.

O Senado aprovou em dezembro passado a lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, inclusive em recreios e intervalos entre as aulas. De acordo com a nova regra, os alunos poderão levar os aparelhos na mochila, mas o uso será proibido — salvo em situações envolvendo saúde ou outras emergências.

Autor

Leia mais

TRF 5 mantém suspensa taxa de entrada em Jericoacoara (CE)

TRF 5 nega recurso e mantém suspensão de taxa para entrada de pessoas à Vila de Jericoacoara (CE)

Há 7 minutos
mulher coloca fita vermelha que simbiliza HIV na blusa

Justiça Federal garante BPC a mulher vivendo com HIV em situação de vulnerabilidade no RS

Há 18 minutos
Audiência no Senado mostrou que tramitação do novo Código Civil não será fácil

Tramitação do novo Código Civil já mostra que não será fácil; PL é alvo de divergências entre magistrados, advogados e juristas

Há 32 minutos
Não é possível estender carência do Fies durante amortização

Não é possível estender carência de prestações do Fies durante fase de amortização da dívida estudantil, decide STJ

Há 40 minutos
STF discute constitucionalidade da Lei do Marco Temporal

Gilmar Mendes pede sessão extraordinária para concluir votação do marco temporal

Há 46 minutos

Justiça do RS reconhece salário-maternidade a pai em caso de barriga solidária

Há 51 minutos
Maximum file size: 500 MB