PL que reestrutura cargos no TRF 1 segue para sanção

PL que reestrutura cargos no TRF 1 é aprovado no Senado e segue para sanção

Há 3 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (15/07) o Projeto de Lei (PL) Nº 2/2025, que reestrutura cargos da magistratura no quadro permanente da Justiça Federal da 1ª Região (TRF1) e cria a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Piauí.

A matéria, que foi encaminhada ao Congresso pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), segue agora para sanção presidencial.

439 juízes no total

Conforme estabelece o texto do PL, quatro cargos vagos de juiz substituto no TRF 1 serão transformados em três vagas de juiz federal indicados pela Justiça Federal. Com a mudança, o TRF-1 passará a contar com 439 magistrados no total. Serão 271 cargos de juiz federal e 168 cargos de juiz federal substituto.

O projeto ainda prevê a criação da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Piauí, com sede em Teresina e jurisdição em todo o Estado do Piauí.

A referida turma será composta pelos integrantes dos três cargos de juiz federal criados a partir da transformação de cargos de juiz federal substituto, prevista na proposição.

Demandas previdenciárias

“O Estado do Piauí experimenta demanda extraordinária em litígios de cunho previdenciário e assistencial, circunstância diretamente ligada a uma economia majoritariamente amparada no setor primário”, explicou o relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI).

“Essas causas, propostas em sua maior parte por jurisdicionados hipossuficientes, justificam a alteração na composição do Tribunal para melhor atender aos jurisdicionados”, acrescentou o parlamentar.

Sobras orçamentárias

Castro também argumentou que o PL fornece “resposta equilibrada e fiscalmente responsável” ao transformar cargos vagos, pois se vale das sobras orçamentárias.

“Paralelamente, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região poderá realocar magistrados de varas com baixa movimentação para a instância recursal de maior volume processual, otimizando recursos humanos já existentes”, acentuou.

-Com informações da Agência Senado

Autor

Leia mais

Valdemar Costa Neto, Presidente do PL

STF determina reabertura de investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Há 23 minutos
Candidatos à vaga aberta com a saída do ministro Luis Roberto Bartroso, do STF

Lula adia indicação de Jorge Messias ao STF após alerta de resistência no Senado

Há 29 minutos
Haddad confirma que Tesouro dos EUA procurou Fazenda para reunião

Governo fatiará MP 1303 em dois projetos para contornar resistência no Congresso

Há 34 minutos
Não precisa ser proprietário de empresa para ser condenado por receptação qualificada

Receptação qualificada não exige vínculo comercial do corréu, decide STJ

Há 9 horas

STF recebe magistrados de 13 países para XXX Encontro de Tribunais Constitucionais da América Latina

Há 9 horas

Fux pede transferência para a Segunda Turma do STF após saída de Barroso

Há 9 horas
Maximum file size: 500 MB