Plenário virtual do STF julga símbolos religiosos e fiscalizações de obrigações trabalhistas

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal julga nesta semana se a presença de símbolos religiosos em locais de atendimento ao público fere o Estado laico. Em outro julgamento, os ministros devem decidir sobre a legitimidade de transferir à administração pública a obrigação de comprovar a ausência de culpa na fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas.

Os julgamentos foram iniciados no último dia 15 e têm previsão de se encerrar até o dia 26 deste mês. Também entrou em pauta no plenário virtual Recurso Extraordinário (RE) 1326559, sobre a possibilidade de se dar preferência ao pagamento de honorários advocatícios em relação ao crédito tributário, mas o julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

A pauta do plenário ainda tem mais 14 ações penais (APs) contra réus pelos atos antidemocráticos de 08/01. Todas envolvem pessoas que se recusaram a aceitar o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) oferecido pelo Ministério Público para encerrar a ação penal sem condenação.

Os ministros também julgam a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6664, que discute dispositivos da Constituição de Rondônia que incluem os agentes de trânsito na estrutura da segurança pública estadual.

Já na ADI 3581, o colegiado analisa a validade de dispositivo da lei do Estado do Espírito Santo que criou gratificação para policiais civis e agentes penitenciários que exercem atividade de guarda de presos em cadeias públicas e estabelecimentos prisionais.

Autor

Leia mais

Prova de títulos pode ser incluída em concurso após provas objetivas

Há 3 minutos

Deputado Federal Bibo Nunes é condenado a pagar 100 mil por ofender estudantes da UFSM e UFPEL

Há 11 minutos
Sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Tribunais julgaram 5 milhões a mais de ações em 2025 do que o número de processos ajuizados no mesmo ano, em todo o país

Há 22 minutos
Sede do Banco Master

Toffoli retira sigilo de depoimentos no caso banco Master

Há 16 horas

Justiça condena DF a pagar R$ 21 mil por não informar família sobre morte de paciente

Há 16 horas

STF determina indenização de R$ 5 mil por prisão indevida em Mato Grosso do Sul

Há 19 horas
Maximum file size: 500 MB