Plenário virtual do STF julga símbolos religiosos e fiscalizações de obrigações trabalhistas

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal julga nesta semana se a presença de símbolos religiosos em locais de atendimento ao público fere o Estado laico. Em outro julgamento, os ministros devem decidir sobre a legitimidade de transferir à administração pública a obrigação de comprovar a ausência de culpa na fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas.

Os julgamentos foram iniciados no último dia 15 e têm previsão de se encerrar até o dia 26 deste mês. Também entrou em pauta no plenário virtual Recurso Extraordinário (RE) 1326559, sobre a possibilidade de se dar preferência ao pagamento de honorários advocatícios em relação ao crédito tributário, mas o julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

A pauta do plenário ainda tem mais 14 ações penais (APs) contra réus pelos atos antidemocráticos de 08/01. Todas envolvem pessoas que se recusaram a aceitar o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) oferecido pelo Ministério Público para encerrar a ação penal sem condenação.

Os ministros também julgam a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6664, que discute dispositivos da Constituição de Rondônia que incluem os agentes de trânsito na estrutura da segurança pública estadual.

Já na ADI 3581, o colegiado analisa a validade de dispositivo da lei do Estado do Espírito Santo que criou gratificação para policiais civis e agentes penitenciários que exercem atividade de guarda de presos em cadeias públicas e estabelecimentos prisionais.

Autor

Leia mais

Banco Central do Brasil

Sobrou para o contribuinte: BC exige que BRB provisiona R$ 2,6 bi por fraudes do Master

Há 5 horas
O presidente dos EUA, Donald Trump

Trump retira convite ao Canadá para integrar Conselho da Paz após críticas em Davos

Há 5 horas
Dias Toffoli, ministro do STF

Toffoli avalia devolver caso Master à 1ª instância após pressão e críticas

Há 5 horas
Presidente do STF, ministro Edson Fachin

Fachin defende STF de “ameaças” em nota sobre crise no sistema financeiro

Há 13 horas

Decisão da PGR sobre Toffoli reforça blindagem institucional, diz Gilmar Mendes

Há 14 horas

Moraes veda que Mário Fernandes realize atividades militares na prisão

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB