A imagem mostra um bebê branco, com microcefalia, passando por exames na cabeça.

STF garante indenização às vítimas do Zika vírus

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, decidiu que as vítimas do Zika Vírus têm direito ao benefício criado em janeiro mesmo que a medida provisória que criou a assistência deixe de vigorar. A decisão liminar foi tomada nesta sexta-feira (16) no Mandado de Segurança (MS) 40297.

A MP 1.287/2025 prevê indenização de R$60 mil, em parcela única, para crianças com até 10 anos que tenham nascido com deficiência causada pelo vírus do Zika durante a gestação.

Segurança jurídica

Ao deferir a liminar, Dino ressaltou que a MP, editada em 8 de janeiro, pode perder a vigência em 2 de junho, já que ainda não foi votada pelo Congresso Nacional. Para garantir segurança jurídica às famílias beneficiárias, a decisão estabelece que o direito ao benefício terá que ser atendido ainda que a MP venha a perder a validade por falta de apreciação do Legislativo, em observância ao princípio da predominância do melhor interesse das crianças e dos adolescentes e da estatura constitucional dos direitos das pessoas com deficiência.

O ministro também notificou a Presidência da República e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para que prestem informações, no prazo de 10 dias.

Ausência de canal de comunicação

No mandado de segurança, a família de uma criança vítima do Zika Vírus pedia a concessão de medida liminar para exigir que o INSS ofereça canais apropriados de comunicação para o requerimento do benefício, além de informar a listagem dos documentos exigidos. Segundo os familiares, a falta de um canal para receber os pedidos de indenização viola os direitos fundamentais à saúde, à dignidade da pessoa humana e à proteção integral da criança.

 

Autores

Leia mais

Homologação de sentença estrangeira pode ser pedida por pessoa que não seja parte na ação, caso comprove interesse jurídico

Há 50 minutos
Pessoa portadora de deficiência entrando em carro adaptado

TJSP restabelece transporte público gratuito para tratamento médico a idosa com limitações de locomoção

Há 1 hora
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

TST garante estabilidade a gestante mesmo com contrato nulo

Há 1 hora

Terreno do Planetário do Rio pode ir a leilão por dívidas da Cehab

Há 1 hora

Homologado acordo que garante pagamento de diferenças salariais a 1.430 servidores públicos federais

Há 2 horas

STJ define que declaração mensal inicia prazo de prescrição no Simples Nacional

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB