Edifício-sede do STF com estátua da Justiça na frente

STF não terá expediente em segunda e terça de Carnaval; prazos são prorrogados

Há 57 minutos
Atualizado sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Da redação

Em razão do feriado de Carnaval, o Supremo Tribunal Federal (STF) não terá expediente na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) de fevereiro. As datas são feriados forenses e constam da Portaria GDG 189/2025, publicada em setembro do ano passado pela Diretoria-Geral do STF.

Os feriados forenses estão previstos no artigo 62 da Lei Orgânica da Justiça Federal (Lei 5.010/1966), que estabelece as datas em que não há expediente nos tribunais federais. A medida afeta o calendário processual e implica na prorrogação automática de prazos que coincidam com o período.

Prazos processuais são automaticamente prorrogados

Com a suspensão do expediente, os prazos processuais que se iniciam ou se encerram na segunda-feira (16), na terça-feira (17) e na quarta-feira (18) serão automaticamente prorrogados para quinta-feira (19). A prorrogação é automática e não requer qualquer pedido das partes envolvidas nos processos.

Na Quarta-Feira de Cinzas (18), o expediente no STF começa às 14h, funcionando em horário reduzido. A partir de quinta-feira (19), o tribunal retoma o expediente normal, com horário integral de funcionamento e o cumprimento regular dos prazos processuais.

A suspensão do expediente durante o Carnaval é tradicional no Judiciário brasileiro e permite que servidores e magistrados usufruam do feriado nacional. Os feriados forenses são previstos em lei e fazem parte do calendário anual publicado no início de cada ano judiciário, permitindo que advogados e partes se programem adequadamente quanto aos prazos de suas ações.

Autor

Leia mais

Vazamento de reunião sobre caso Master gera crise de confiança no STF

Há 19 minutos

Dino dá prazo final de 30 dias para conclusão de relatório sobre terra indígena em Roraima

Há 53 minutos

PF se reúne com Mendonça e apresenta informações sobre inquérito do Banco Master

Há 1 hora
Ministro Villa Boas Cuêva durante a sessão

Infojud pode ser utilizado por juízes para checar renda de jurisdicionado e quem tem direito à Justiça gratuita, diz STJ

Há 1 hora
Sede do TRF 3, onde o colegiado escolheu novo desembargador por antiguidade

Colegiado do TRF 3 escolhe novo desembargador, por critério de antiguidade, e define lista tríplice para outra vaga existente na Corte

Há 4 horas

AGU evita condenação milionária em disputa sobre imóveis no Parque do Caparaó

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB