Da Redação
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realiza na próxima segunda-feira (04/08), sessão extraordinária do seu Pleno para eleger a nova administração da Corte com vistas ao biênio 2025-2027.
A eleição se deve ao fato do atual presidente, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, apesar de ter sido empossado em outubro passado, se aposentar compulsoriamente em 25 de setembro, motivo pelo qual não poderá ficar no cargo até o final.
Cultura de precedentes
Corrêa da Veiga vem sendo elogiado por advogados e magistrados de outros tribunais pela sua gestão, que tem priorizado a implantação de uma cultura de precedentes na Justiça do Trabalho.
Conforme informações do TST, a sessão será iniciada às 13h30. De acordo com o regimento interno da Corte, os cargos de direção (presidente e vice-presidente) são preenchidos mediante eleição, em que concorrem os ministros mais antigos do Tribunal, em número correspondente ao dos cargos.
Escrutínio secreto
A reeleição é proibida, e os mandatos são de dois anos. Na mesma sessão, será eleito também o novo corregedor-geral da Justiça do Trabalho.
A votação será feita por escrutínio secreto e pelo voto da maioria absoluta, em sessão marcada nos 60 dias antecedentes ao término dos mandatos anteriores. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal do TST no You Tube.
— Com informações do TST