OAB reafirma defesa da democracia neste 8/1

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Na data em que os ataques aos prédios dos três Poderes completam dois anos, a Ordem dos Advogados do Brasil destacou em nota que foi a primeira entidade civil a repudiar os ataques e a possibilidade de ruptura do sistema democrático, reafirmando o compromisso com a defesa da democracia.

“A OAB entende que aqueles ataques visaram os prédios históricos que sediam os Poderes e, principalmente, os valores de nossa Constituição”, destaca a nota.

A entidade afirma que, desde o ataque, trabalhou incansavelmente em defesa dos direitos e garantias individuais e, em especial, das prerrogativas da advocacia.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, frisa que a entidade atua “para que as advogadas e os advogados não fossem confundidos com seus clientes e tivessem respeitadas suas prerrogativas, como acesso aos autos, reunião com clientes e sigilo das comunicações”.

Segundo a OAB, a entidade obteve vitória para assegurar as sustentações orais, como a decisão da segunda turma do STF, que reconheceu a validade da legislação em vigor e o direito de sustentação em qualquer julgamento. A Ordem ressalta que para que o Congresso aprove uma emenda constitucional para cessar os abusos cometidos por autoridades que insistem em dificultar o direito da advocacia às sustentações.

“Ao proteger a advocacia, a OAB defende cada cidadão brasileiro e a Constituição da República. Seguimos firmes na missão de resguardar o Estado Democrático de Direito, defendendo os advogados e combatendo o abuso de autoridade”, diz Simonetti.

 

Autor

Leia mais

PM do DF pede a Moraes medidas especiais para custódia de Bolsonaro

Há 11 horas
Investigação sobre venda de decisões tem levado a pedidos de suspeição de ministros do STJ

STJ atualiza valores de custas judiciais a partir de 2 de fevereiro

Há 13 horas

Quarta Turma do STJ invalida prisão de devedor de alimentos intimado pelo WhatsApp

Há 13 horas

Brasil registra recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025 com mais de 4,5 mil casos

Há 13 horas

Moraes exclui receitas próprias do MPU do teto de gastos do arcabouço fiscal

Há 13 horas

Estatuto da Vítima e as lacunas na atuação prática do assistente de acusação

Há 16 horas
Maximum file size: 500 MB