OAB reafirma defesa da democracia neste 8/1

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Na data em que os ataques aos prédios dos três Poderes completam dois anos, a Ordem dos Advogados do Brasil destacou em nota que foi a primeira entidade civil a repudiar os ataques e a possibilidade de ruptura do sistema democrático, reafirmando o compromisso com a defesa da democracia.

“A OAB entende que aqueles ataques visaram os prédios históricos que sediam os Poderes e, principalmente, os valores de nossa Constituição”, destaca a nota.

A entidade afirma que, desde o ataque, trabalhou incansavelmente em defesa dos direitos e garantias individuais e, em especial, das prerrogativas da advocacia.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, frisa que a entidade atua “para que as advogadas e os advogados não fossem confundidos com seus clientes e tivessem respeitadas suas prerrogativas, como acesso aos autos, reunião com clientes e sigilo das comunicações”.

Segundo a OAB, a entidade obteve vitória para assegurar as sustentações orais, como a decisão da segunda turma do STF, que reconheceu a validade da legislação em vigor e o direito de sustentação em qualquer julgamento. A Ordem ressalta que para que o Congresso aprove uma emenda constitucional para cessar os abusos cometidos por autoridades que insistem em dificultar o direito da advocacia às sustentações.

“Ao proteger a advocacia, a OAB defende cada cidadão brasileiro e a Constituição da República. Seguimos firmes na missão de resguardar o Estado Democrático de Direito, defendendo os advogados e combatendo o abuso de autoridade”, diz Simonetti.

 

Autor

Leia mais

STF homologa por maioria acordo entre União e Eletrobras após desestatização

Há 2 horas

Vazamento expõe dados de adolescentes em conflito com a lei e provoca demissões e abandono escolar

Há 2 horas

STF conclui fase de sustentações orais e suspende julgamento sobre Marco Temporal

Há 3 horas

Moraes determina perícia médica em Bolsonaro em até 15 dias após pedido de cirurgia

Há 3 horas

STF retoma julgamento sobre constitucionalidade da Lei do Marco Temporal

Há 3 horas

Depois de longa discussão STJ decide finalmente que ICMS, PIS e Cofins compõem a base de cálculo do IPI

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB