Caixa é condenada por cobrar de viúva dívida de consignado

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu que a Caixa Econômica Federal não pode cobrar da viúva, descontando da pensão por morte,  dívida de crédito consignado de servidor falecido. O banco foi condenado a pagar R$ 5 mil em danos morais pela cobrança indevida.

Segundo a pensionista apelante, o banco teria feito os descontos afirmando que a pensão por morte não integra a herança e a ausência de previsão contratual específica transfere responsabilidade para a pensionista.  A mulher então pediu o fim dos descontos e indenização por danos morais e materiais.

Na sentença, a desembargadora federal Ana Carolina Roman, relatora da ação, deu provimento parcial à demanda, considerando a cobrança indevida, porém, sem a extinção da dívida.

A juiza destacou que o art. 16 da Lei 1.046/50 previa a extinção de dívida oriunda de contrato de consignação em folha em caso de falecimento do consignante, mas esse entendimento foi revogado por entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justiça e do TRF1. 

Roman apontou que “a ausência de cláusula contratual que preveja a extinção da dívida e de seguro prestamista afasta a possibilidade de quitação automática do débito”. Por outro lado, segundo a magistrada, qualquer desconto nos rendimentos de pensão da autora é ilegal e deve ser afastado, mesmo porque a cobrança na forma consignada pressupõe a autorização formal do contratante. Os danos morais foram demonstrados nos autos em face da cobrança indevida incidente sobre a pensão da autora.

Dessa forma, o colegiado da 10ª Turma deu parcial provimento à apelação contra a sentença que julgou improcedente o pedido da pensionista para extinguir a dívida de crédito consignado da Caixa, mas procedente o pedido para suspensão da cobrança das parcelas na folha de pagamento da autora, bem como a restituição em dobro os valores indevidamente descontados diretamente em sua folha, além da indenização de R$ 5 mil.

Autor

Leia mais

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

TSE aprova criação do partido Missão, ligado ao MBL, com número 14 nas urnas

Há 52 minutos
Zohan Mandami, eleito prefeito de Nova York

Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York com agenda progressista e voto popular histórico

Há 55 minutos
Ministra Isabel Gallotti, do TSE

No TSE, Isabel Gallotti vota pela cassação de Cláudio Castro e Rodrigo Bacellar

Há 59 minutos

STJ revê entendimento e anula julgamento do TJRJ em disputa entre Petrobras e Paragon

Há 11 horas

MPF investiga uso de verbas federais em megaoperação policial no Rio de Janeiro

Há 11 horas

Gilmar Mendes convoca audiências sobre precificação e fornecimento de medicamentos do SUS

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB