Cláudia Leite perde ação movida por ex-backing vocal de sua banda

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A cantora Cláudia Leite, investigada por racismo religioso após ter trocado a letra de música que fazia referência a um orixá, ganhou novo destaque no noticiário. Ela foi condenada em ação trabalhista movida por um ex-backing vocal da sua banda pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. A decisão é de setembro de 2024, mas foi publicada nesta terça-feira (14.01) pelo Portal Metrópoles.

O processo, que consiste numa reclamação trabalhista, tem como autor Danilo Souza — conhecido como Danilo Black — e como réus, além da cantora, seu esposo Márcio Pedreira, seus pais Lina e Cláudio Inácio Leite e as cinco empresas geridas por ela e a família.

Na ação, Souza afirmou que iniciou uma relação de trabalho com a cantora em 2018 sem carteira assinada, na qual atuou como backing-vocal da banda. Ele começou recebendo R$ 700, mas relatou que foi demitido sem justa causa em 2022, quando estava ganhando o dobro desse valor.

Denunciou que nunca teve carteira assinada e foi dispensado sem receber quaisquer verbas rescisórias. Além disso, não teve emitidas guias para levantamento do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Relatou que contraiu Covid-19 num dos shows da cantora no Rio Grande do Norte, em 2021, por ter entrado em contato com membros da equipe que estavam contaminados. 

O backing-vocal pediu, no processo, indenização por danos morais, multas, 13º salário, adicionais, aviso prévio, repouso remunerado, férias, seguro-desemprego, pagamento de FGTS, multa sobre o FGTS, bem como outros pagamentos que afirmou serem devidos.

No julgamento, o Tribunal reconheceu o vínculo empregatício entre as partes de 2018 a 2022 e a demissão sem justa causa. Determinou que sejam feitos pagamentos como o aviso prévio proporcional, 13º salário e férias proporcionais, porém em valor inferior ao que foi solicitado pelo trabalhador. Os magistrados do TRT-5 também condenaram a cantora a pagar uma indenização por danos morais de R$ 5 mil, por ele ter contraído Covid no ambiente de trabalho.

Autor

Leia mais

Ministro da Previdência, Wolney Queiroz, ao lado do Presidente Lula

Lei que proíbe descontos de associações em aposentadorias, pensões e outros benefícios do INSS entra em vigor

Há 24 minutos
Procurador-Geral da República, Paulo Gonet

PGR se opõe a mudança na Lei da Ficha Limpa que pode beneficiar Arruda, Garotinho e Cunha

Há 43 minutos
imagem do sesenho do ET e do homem agachado que foi confundido com o extraterrestre

Caso ET de Varginha completa 30 anos; STM abre IPM histórico para pesquisa pública

Há 2 horas
Sede do Banco Master

Enquanto BC aguarda decisão do TCU, investidores do Master têm até dia 18 para receber ressarcimentos ainda não liberados

Há 2 horas
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowiski

Planalto vive fase de ajustes com possível saída de Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança e desdobramento da pasta

Há 3 horas

Estudo aponta que a capacitação de mediadores é essencial para resolver conflitos com mais eficiência

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB