“As corretas medidas hoje adotadas pelo eminente Ministro ALEXANDRE DE MORAES refletem , de modo bastante expressivo, o que se contém na máxima republicana “Sic semper tyrannis” (“É isso que sempre acontece aos tiranos”) !
Assim sussurra a História aos ouvidos do tempo:
que nenhum poder nascido do medo e da usurpação encontre repouso,
que nenhum domínio erguido em tempos sombrios resista à aurora.
A tirania brilha por instantes, como lâmina exposta ao sol,
mas cedo se embota, corroída pelo próprio excesso,
vítima da violência que ela mesma alimentou.
A liberdade, ao contrário, não necessita de ruídos:
bastam-lhe o silêncio luminoso da justiça, o respeito aos direitos fundamentais, a reverência ao primado da Constituição e ao regime democrático e o gesto simples, porém essencial , dos que não se curvam à opressão e ao arbítrio !!!
E é então que a velha máxima republicana ressurge,
austera, digna, imperturbável –
“Sic semper tyrannis”!
E isso porque a opressão cai,
mas a prevalência da esperança e o predomínio da democracia constitucional ressurgem luminosos como símbolos de um novo tempo!
Os aspectos acima mencionados permitem asseverar que Bolsonaro – que dessacralizou nossa Constituição e que conspurcou nossa democracia – realmente merece a punição penal que lhe foi legitimamente imposta pelo Supremo Tribunal Federal.
Jair Bolsonaro foi um péssimo governante, conspirou contra o regime democrático ao longo do seu mandato, foi negacionista em matéria ambiental e de saúde pública , especialmente no período da pandemia, retrógrado em tema de costumes , fez apologia, reiteradas vezes, da tortura e da violação aos direitos humanos, revelou-se preconceituoso em diversas matérias, não ocultou seu desprezo pela Constituição e pelas bases democráticas do Estado de Direito , além de ser misógino , intolerante , “mau militar” (expressão textual de Ernesto Geisel) e adepto do discurso de ódio , degradando-se, ainda mais, quando manifestou desprezível servilismo a um governante estrangeiro (Trump) !
Desse modo, e com a condenação criminal contra ele proferida pela Suprema Corte do Brasil, mostra-se inteiramente aplicável a Jair Bolsonaro a fórmula democrática e republicana consubstanciada na expressão “Sic semper tyrannis”, que bem traduz o colapso moral e a derrocada política de quem trai a Constituição da República e ultraja o regime democrático ! ”
(CELSO DE MELLO, Ministro aposentado e ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal, biênio 1997-1999)



