STF arquiva investigação contra Renan Calheiros

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, arquivou o Inquérito (INQ) 4492, aberto em 2017, para investigar o senador Renan Calheiros (MDB-AL) por suposto desvio de recursos do Postalis, fundo de pensão dos Correios.

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República não encontraram indícios de participação do político nos fatos apurados e pediram o arquivamento das investigações. 

Na decisão, Dino ressaltou que são do Ministério Público a titularidade exclusiva e a palavra definitiva sobre a existência, ou não, de elementos para o oferecimento de ação penal. 

“A regra é que o Ministro do STF não realiza juízo de valor, formal ou material, sobre o pedido de arquivamento efetuado pelo Procurador Geral da República. O Titular da ação penal é que efetua, nesse primeiro momento, o juízo sobre a existência, ou não, de elementos para o oferecimento da ação penal. Ademais, verifico que a promoção ministerial está suficientemente motivada, não havendo possível nulidade quanto a este aspecto”, afirmou Dino.

O ministro também observou a longa duração do prazo de investigação sem que fossem obtidos indícios de autoria ou prova de materialidade delitiva de crimes por parte do investigado com prerrogativa de foro.

Como o inquérito não investiga outra autoridade com prerrogativa de foro que justifique a competência do STF, o relator enviou a investigação à Seção Judiciária do Distrito Federal para o prosseguimento das apurações.

Autor

Leia mais

Laboratório terá de indenizar filha de ex-trabalhador que nasceu com problemas por exposição do pai a substâncias tóxicas

Há 1 dia

Moraes condena 5 coronéis da PMDF por “atuação omissiva, dolosa e estruturada” nos atos de 8 de janeiro de 2023

Há 1 dia
O compositor Alban Berg (1885-1935)

A loucura ainda sangra: OSESP ousa com Wozzeck, a ópera que chocou o mundo em 1925 – por Jeffis Carvalho

Há 1 dia
Artigo de Celso de Mello

O “Dies Irae” de quem traiu a constituição e conspurcou a República

Há 1 dia
A foto mostra o general Augusto Heleno, ex- ministro do GSI em depoimento à CPMI dos atos golpistas.

PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar para general Augusto Heleno por questões de saúde

Há 1 dia
Clínica não é responsável por gravidez de paciente, decide TJSP

TJSP nega indenização a mulher que engravidou durante internação em clínica de reabilitação

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB