STF arquiva investigação contra Renan Calheiros

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, arquivou o Inquérito (INQ) 4492, aberto em 2017, para investigar o senador Renan Calheiros (MDB-AL) por suposto desvio de recursos do Postalis, fundo de pensão dos Correios.

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República não encontraram indícios de participação do político nos fatos apurados e pediram o arquivamento das investigações. 

Na decisão, Dino ressaltou que são do Ministério Público a titularidade exclusiva e a palavra definitiva sobre a existência, ou não, de elementos para o oferecimento de ação penal. 

“A regra é que o Ministro do STF não realiza juízo de valor, formal ou material, sobre o pedido de arquivamento efetuado pelo Procurador Geral da República. O Titular da ação penal é que efetua, nesse primeiro momento, o juízo sobre a existência, ou não, de elementos para o oferecimento da ação penal. Ademais, verifico que a promoção ministerial está suficientemente motivada, não havendo possível nulidade quanto a este aspecto”, afirmou Dino.

O ministro também observou a longa duração do prazo de investigação sem que fossem obtidos indícios de autoria ou prova de materialidade delitiva de crimes por parte do investigado com prerrogativa de foro.

Como o inquérito não investiga outra autoridade com prerrogativa de foro que justifique a competência do STF, o relator enviou a investigação à Seção Judiciária do Distrito Federal para o prosseguimento das apurações.

Autor

Leia mais

STJ debate futuro do fracking no Brasil em audiência pública nesta quinta-feira(11)

Há 5 horas

STJ confirma: buscas domiciliares podem começar às 5h, mesmo antes do amanhecer

Há 7 horas

STJ decide que arrendatário sem perfil de agricultor familiar não tem preferência na compra de imóvel rural

Há 8 horas

Certidão Nacional Criminal moderniza consultas e reduz disparidades no Judiciário

Há 8 horas

STF discute constitucionalidade da Lei do Marco Temporal

Há 9 horas
O ministro GIlmar Mendes participa de sessão do STF

Gilmar Mendes suspende parcialmente liminar sobre impeachment de ministros do STF

Há 9 horas
Maximum file size: 500 MB