STF arquiva investigação contra Renan Calheiros

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, arquivou o Inquérito (INQ) 4492, aberto em 2017, para investigar o senador Renan Calheiros (MDB-AL) por suposto desvio de recursos do Postalis, fundo de pensão dos Correios.

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República não encontraram indícios de participação do político nos fatos apurados e pediram o arquivamento das investigações. 

Na decisão, Dino ressaltou que são do Ministério Público a titularidade exclusiva e a palavra definitiva sobre a existência, ou não, de elementos para o oferecimento de ação penal. 

“A regra é que o Ministro do STF não realiza juízo de valor, formal ou material, sobre o pedido de arquivamento efetuado pelo Procurador Geral da República. O Titular da ação penal é que efetua, nesse primeiro momento, o juízo sobre a existência, ou não, de elementos para o oferecimento da ação penal. Ademais, verifico que a promoção ministerial está suficientemente motivada, não havendo possível nulidade quanto a este aspecto”, afirmou Dino.

O ministro também observou a longa duração do prazo de investigação sem que fossem obtidos indícios de autoria ou prova de materialidade delitiva de crimes por parte do investigado com prerrogativa de foro.

Como o inquérito não investiga outra autoridade com prerrogativa de foro que justifique a competência do STF, o relator enviou a investigação à Seção Judiciária do Distrito Federal para o prosseguimento das apurações.

Autor

Leia mais

STJ nega novo pedido de liberdade de Pedro Turra, acusado por morte de adolescente

Há 9 horas
tragédia provocada pelo rompimento da barragem de Brumadinho

TRF 6 publica portaria com regras para audiências de instrução das ações penais de Brumadinho, que começam segunda-feira (23)

Há 9 horas
Desembargadores que vão assumir nova direção do TRF-1

Maria do Carmo Cardoso e Jamil Rosa de Jesus assumirão presidência e vice do TRF 1 no biênio 2026-2028

Há 10 horas
Defesa de Daniel Vorcaro interpõe recurso ao STJ pedindo a liberdade do empresário

MP de Contas pede ao TCU investigação sobre festas de banqueiro com autoridades federais

Há 10 horas

STF reafirma que saldo do FGTS deve ser corrigido ao menos pela inflação oficial

Há 11 horas
A foto mostra os pés de militares em operação.

Militares que furtaram 36 caixas de picanha e contrafilé de quartel são condenados pelo STM

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB