Segundo balanço do MJSP, houve 56 prisões nas eleições deste domingo

domingo, 27 de outubro de 2024

Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, até às 20h deste domingo (27/10), 56 pessoas foram presas, a maioria eleitores (42). João Pessoa(PB) e Niterói (RJ) concentraram o maior número de prisões. Também foram registrados 102 crimes eleitorais. Entre eles, boca de urna (34), propaganda irregular (19), compra de votos(14) e violação do sigilo do voto (11). Foram apreendidos pela Polícia Federal R$ 65 mil em bens e valores. Entre os crimes comuns, foram registrados duas ocorrências de porte ilegal de arma de fogo, em São Paulo. 

Segundo o TSE, 171 urnas foram substituídas no 2° turno das eleições municipais e 740.388 eleitores justificaram a ausência na votação. Desse total, 83.363 foram feitas no exterior.

No início da tarde deste domingo, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, em entrevista coletiva na sede do TSE, em Brasília, afirmou que a votação em todo o país ocorria sem intercorrências. “Então, estamos, realmente, tendo um domingo democrático, um domingo de eleições sem nenhum tipo de dificuldade”, declarou. 

Mais cedo, ao comparecer à seção eleitoral em que vota, no colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte (MG), a ministra agradeceu a todos que trabalham para garantir eleições seguras e democráticas: “Eu quero agradecer de forma muito especial – além das juízas e juízes, mesárias e mesários – os senhores da imprensa, que colaboraram durante todo o processo de formação das normas, das resoluções, das audiências públicas e agora no acompanhamento de tudo o que aconteceu neste processo eleitoral. Muito obrigada! Como nós sempre dizemos: sem um Judiciário independente e uma imprensa livre a democracia não acontece. E a gente quer que no Brasil ela aconteça sempre.”

 

 

Autor

Leia mais

Protocolo estabelece regras para juízes em pós- retorno de criança ao país de origem

Novo protocolo estabelece regras para juízes em caso de pós-retorno de criança ao país de origem

STJD libera jogador do Flamengo para jogar enquanto aguarda julgamento final de processo

STJD libera atacante do Flamengo para jogar enquanto aguarda julgamento final de processo

A foto mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro pede ao STF autorização para receber visitas semanais de políticos em prisão domiciliar

TRF 3 condena auditores fiscais por improbidade administrativa

TRF 3 condena auditores ao pagamento de R$ 43,4 milhões por improbidade administrativa

Moraes exige imagens de visitas a Daniel Silveira em 24 Horas

Ivete Sangalo é autorizada a manter nome de turnê em homenagem a Clara Nunes

Ivete Sangalo é autorizada a manter nome de turnê em homenagem a Clara Nunes

Maximum file size: 500 MB