Governo federal edita MP que determina às operadoras autenticação das chamadas feitas em suas redes – – –
Bicicletas e patinetes elétricos têm novas regras de circulação na capital paulista – – –
TSE determina retirada de post com pessoas drogadas no Chile como se fosse em ato de Lula – – –
PT pede ao TSE registro do canal ‘Exército de Lula’; Nunes Marques autoriza reativação mas funcionamento só 48 horas depois da regularização  – – –
Meta se explica ao TSE, mas respostas são consideradas “genéricas” e “opacas” para especialistas – – –
Recreadora acusada de maus-tratos a crianças não consegue reverter justa causa no TST – – –
TST nega indenização a gari que tinha acesso a banheiros por convênio com a prefeitura – – –
TST diferencia trabalho informal de contrato autônomo ao decidir sobre suspensão de ações – – –
Credor trabalhista pode propor ação de insolvência civil do devedor, contanto que renuncie à preferência pelo crédito – – –
STJ autoriza viúva a retirar sobrenome paterno após irmãos assassinarem seu marido – – –

Recreadora acusada de maus-tratos a crianças não consegue reverter justa causa no TST

Há 3 horas
Atualizado terça-feira, 13 de outubro de 2026

Da Redação

Trabalhadora alegou cerceamento de defesa, mas se recusou a apresentar sua versão dos fatos durante a sindicância interna da escola

A 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou o recurso de uma recreadora dispensada por justa causa sob a acusação de maus-tratos a crianças em uma instituição de ensino de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. Ela alegava não ter tido direito de defesa, mas ficou comprovado que se recusou a apresentar sua versão na apuração interna.

Escola relatou série de condutas inadequadas

A ESR Ações Educativas Exclusivas Ltda. informou que, em agosto de 2024, tomou conhecimento de diversos comportamentos atribuídos à profissional. Entre eles estavam punições impróprias, agressividade com alunos e colegas, além de ameaças e gritos para assustar as crianças.

A empresa também apontou episódios de abandono de crianças sem aviso à escola, falta de atenção à ausência de um menino autista durante um passeio e a proibição de que uma criança fosse ao banheiro.

Relatos de pais reforçaram as acusações. Segundo eles, os alunos eram impedidos de encher garrafas de água, ficavam de castigo sem supervisão e eram orientados a não contar certas situações em casa. Nos relatos levados à instituição, os pais disseram ainda que uma criança foi chamada de “gorda” e impedida de lanchar.

Trabalhadora alegou perseguição por gravidez

Na ação trabalhista, a recreadora afirmou que nunca havia sido advertida ou notificada por mau comportamento e que não teve chance de se defender. Classificou as acusações como falsas e disse ser alvo de perseguição por estar grávida.

Ela também argumentou que seria pouco provável que todas aquelas condutas tivessem ocorrido ao longo dos sete meses em que durou o contrato de trabalho com a instituição de ensino.

A escola rebateu que a dispensa resultou de um conjunto de condutas, e não de um fato isolado, apuradas por sindicância interna, relatos de funcionários, crianças e pais, vídeos e documentos. Disse ainda ter aplicado duas advertências antes da justa causa, em setembro de 2024.

Advertências levaram TRT a restabelecer a medida

Em primeira instância, a justa causa foi afastada, sob o entendimento de que a empregada não pôde exercer o direito de defesa na apuração. A empresa recorreu e apresentou, entre outras provas, registros das duas advertências, que a recreadora teria se recusado a assinar.

Com base nesse material, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) restabeleceu a dispensa. O colegiado considerou que a gravidade das condutas comprovadas bastava para romper a confiança indispensável à manutenção do vínculo de emprego.

Recreadora se recusou a falar em reunião

De acordo com o TRT, em 27 de agosto de 2024, a gerente da escola convocou a recreadora para uma reunião e, diante de outras pessoas, pediu que ela esclarecesse os fatos sob apuração. Conforme registrado pelo Regional, a trabalhadora respondeu à gerente que “não era obrigada a ouvir nada e nem falar”.

Uma testemunha confirmou o encontro, e a oportunidade de manifestação também constou do relatório da sindicância interna. Mesmo assim, a profissional recorreu ao TST, insistindo na tese de cerceamento de defesa.

Súmula 126 impede reexame de provas

Relator do caso, o ministro Alberto Balazeiro concluiu que não houve impedimento ao direito de defesa, já que o TRT registrou que a recreadora teve a chance de se manifestar e preferiu não fazê-lo.

O ministro ressaltou ainda que o TST não pode reavaliar fatos e provas, conforme estabelece a Súmula 126. Com isso, prevaleceu o quadro descrito pelo tribunal regional. O processo tramita sob o número AIRR-0001413-08.2024.5.12.0015.

Autor

Leia mais

Mão de pessoa segurando celular que aponta ligação suspeita de spam

Governo federal edita MP que determina às operadoras autenticação das chamadas feitas em suas redes

Há 51 minutos

Bicicletas e patinetes elétricos têm novas regras de circulação na capital paulista

Há 55 minutos

TSE determina retirada de post com pessoas drogadas no Chile como se fosse em ato de Lula

Há 2 horas
Ministro Nunes Marques do STF e presidentre do TSE

PT pede ao TSE registro do canal ‘Exército de Lula’; Nunes Marques autoriza reativação mas funcionamento só 48 horas depois da regularização 

Há 2 horas
Logomarca da Meta e do Facebook

Meta se explica ao TSE, mas respostas são consideradas “genéricas” e “opacas” para especialistas

Há 2 horas

TST nega indenização a gari que tinha acesso a banheiros por convênio com a prefeitura

Há 3 horas