As eleições nas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil encerraram no sábado (30.11), com a votação no Piaui. O advogado Raimundo Júnior foi eleito presidente para o triênio 2025-2027. A chapa vencedora recebeu 51,81% dos votos válidos. Entre todas as seccionais da OAB, apenas seis mulheres conseguiram se eleger presidente. Nas outras 21, os eleitos foram homens.
Em percentuais, as mulheres eleitas representam 22%, já os homens são 78%. Os estados que elegeram mulheres são: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Pernambuco. A região Norte e Sul do país são as únicas em que não há mulheres eleitas.
Na última eleição das regionais da OAB, no Piauí, a diretoria será composta por Raylena Alencar (vice-presidente), Noélia Castro de Sampaio (secretária-geral), Francisco Kleber Alves de Sousa (secretário-geral adjunto) e Rafael Neiva Nunes do Rego (diretor tesoureiro).
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, parabenizou o novo gestor. “Cumprimento a chapa vencedora e desejo ao presidente eleito da seccional piauiense, Raimundo Júnior, e à sua diretoria uma gestão exitosa e comprometida com os interesses da advocacia”, disse.
Veja os demais eleitos no país
Rio de Janeiro: Ana Tereza Basílio foi eleita presidente da OAB-RJ com 52,97% dos votos.
No Rio Grande do Norte: Carlos Kelsen foi eleito com 50,62% dos votos válidos.
Acre: Rodrigo Aiache foi reeleito presidente da OAB-AC) por mais três anos. Ele recebeu 1.011 votos.
Espírito Santo: a advocacia capixaba elegeu Érica Ferreira Neves, da chapa “OAB que você quer”, para presidir a OAB-ES no triênio 2025-2027. Ela teve 53,08% dos votos.
Mato Grosso do Sul: Bitto Pereira foi reeleito presidente da OAB-MS com 59% dos votos válidos.
Paraná: o advogado Luiz Fernando Pereira, da chapa “XI de Agosto”, foi eleito presidente da OAB do Paraná com 48% dos votos.
Rio Grande do Sul: Leonardo Lamachia foi reeleito à presidência da OAB-RS. Lamachia teve 77% dos votos.
Santa Catarina: Juliano Mandelli, da chapa “União, Trabalho e Transformação”, venceu as eleições da OAB de Santa Catarina. Ele teve 63,39% do total de votos válidos.
São Paulo: Leonardo Sica, atual vice-presidente da seccional paulista para presidir a entidade com 52,4% dos votos. A vice-presidente eleita na chapa é Daniela Marchi Magalhães.
Distrito Federal: Paulo Maurício Braz (“OAB para Todos”) foi eleito com 41,37% dos votos. A vice-presidente será Roberta Batista de Queiroz.
Minas Gerais: Gustavo Chalfun (“No Caminho Certo”) venceu com 61,15%. A vice será Núbia Elizabette.
Maranhão: Kaio Saraiva foi reeleito com 71,66%. Tatiana Pereira Costa será sua vice.
Mato Grosso: Gisela Alves Cardoso (“OAB Segue em Frente”) foi reeleita com 35,39%. Giovane Santin assume como vice.
Pernambuco: Ingrid Zanella (“Renovação Experiente”) venceu com 49,91%. Seu vice será Schamkypou Bezerra.
Rondônia: Márcio Melo Nogueira (“Juntos Avançamos”) foi reeleito com 55%. Vanessa Michele Esber será sua vice.
Pará: Sávio Barreto Lacerda Lima (“OAB de Todos”) venceu com 53,17%. Brenda Araújo Di Iorio Braga será a vice.
Amapá: Israel Graça, da chapa “OAB para Todos”, foi eleito com 57,46%. Cristina Rocha será a vice.
Tocantins: Gedeon Pitaluga foi reeleito com 56,85%. Larissa Carlos Rosenda será sua vice.
Roraima: Ednaldo Vidal, da chapa “OAB de Coração”, venceu com 53,5%. Natália Leitão será a vice.
Alagoas: Vagner Paes se reelegeu à presidência da OAB-AL. Cláudia Medeiros assumirá a vice-presidência da entidade. A chapa dele recebeu 5.956 votos, 69,15% dos votos válidos.
Amazonas: Jean Cleuter Mendonça foi reeleito para um novo mandato. Até as 18h45 desta terça (19/11), o candidato recebeu 66% dos votos com mais de 80% das urnas apuradas. Denize Aufiero é vice-presidente.
Bahia: Daniela Borges, da chapa “União pela Advocacia”, foi reeleita presidenta da OAB-BA. Com 107 urnas apuradas, a chapa teve 11.329 votos (54,22% dos válidos). O vice eleito é Hermes Hilarião.
Ceará: Christiane Leitão foi eleita para presidir a seccional do Ceará. A chapa dela, “Chapa 20 Pela OAB”, recebeu 11.382 votos (72,02%). David Sombra Peixoto é o vice-presidente.
Goiás: Rafael Lara Martins foi reeleito à presidência da OAB-GO. A chapa “O Compromisso Continua” recebeu 80,31% dos votos. Thales José Jayme é o vice-presidente.
Paraíba: a advocacia paraibana reelegeu Harrison Targino ao cargo de presidente da OAB-PB. O candidato conquistou 4.704 votos válidos (50,32%). A advogada Janny Milanês é a vice.
Sergipe: atual presidente da OAB-SE, Danniel Costa foi reeleito pela chapa “Conexão Nova OAB”. Ele recebeu 4.140 votos (54,82%). A vice da chapa é Edênia Mendonça.