Fopto de juliana Marins, morta em acidente no Monte Rinjani, na Indonésia

Morre Juliana Marins depois de 4 dias de tentativas frustradas de resgate

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

De repente, uma tristeza profunda tomou conta do País. Com uma nota curta no Instagram, a família de Juliana Marins, que caiu no precipício do vulcão da Indonésia, comunicou que ela não resistiu aos mais de quatro dias sem comida, água e roupas adequadas na borda do Monte Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia.

Semanas antes do acidente, ele publicou uma emocionante homenagem à família. A jovem relatou ter ligado para os pais “chorando de saudade” e terminado a conversa “com um sorrisão no rosto”.

“Terminei a ligação com um sorrisão no rosto, rindo das bobeiras dos meus pais, e com uma paz no coração por ter vindo ao mundo nessa família”, escreveu Juliana na legenda das fotos postadas no Instagram.

A família, desolada, acompanhou cada segundo da agonia desse resgate, infelizmente tisnado com as cores de uma tragédia que em muito parece ter sido pautada pelo descaso do governo da Indonésia.

Acidente durante trilha no Monte Rinjani

No último sábado (21), Juliana caiu em um penhasco durante a trilha rumo ao cume do Monte Rinjani. O acidente ocorreu enquanto a jovem explorava uma das montanhas mais famosas – e perigosas – da região.

Foram necessários quatro dias de operação de resgate para localizar o corpo da brasileira. Segundo o Itamaraty, o trabalho das equipes foi dificultado pelas condições meteorológicas adversas na região montanhosa. Mas amigos e parentes denunciam que faltou interesse das autoridades locais para realizar rapidamente o resgate.

A jovem fazia um mochilão pela Ásia desde fevereiro deste ano. Antes de chegar à Indonésia, ela já havia visitado Filipinas, Vietnã e Tailândia em sua jornada pelo continente asiático.

Família presente mesmo à distância

Na homenagem póstuma, Juliana também mencionou carinhosamente a irmã. “Ah, e claro que minha irmã teve que sair no início da conversa porque ela tinha que entrar numa reunião”, brincou a jovem na publicação.

A postagem revelou o forte vínculo familiar mantido pela brasileira mesmo durante a viagem internacional. As ligações regulares demonstravam o cuidado em manter contato com os entes queridos.

O relato emocionante ganhou ainda mais significado após a confirmação da morte da jovem. A última conversa com a família se tornou uma despedida não planejada, mas repleta de amor e carinho.

Autor

Leia mais

Luis Fux, ministro do STF

STF confirma que Luiz Fux não votará em recurso de Bolsonaro no julgamento da trama golpista

Há 2 horas
Capitólio, sede do Poder Legislativo (Congresso) dos eUA

Senado dos EUA rejeita resolução que barraria ataques de Trump à Venezuela

Há 2 horas
paisagem amazônica retrata rios e matas brasilerias

Aportes ao fundo das florestas ultrapassam US$ 5,5 bi e colocam Brasil na metade da meta para a COP30

Há 2 horas
PM agride cidadão de pele preta em São Paulo

Relatório revela que 86% das vítimas da violência policial em 2024 eram negras

Há 14 horas
O PResidente da República Luis Inácio Lula da silva discursa na abertura da Cúpula de chefes de Estado

Lula recebe líderes mundiais para a Cúpula de Líderes da COP30 em Belém

Há 14 horas
Paulo Frateschi, ex-presidente do PT, assassinado pelo filho em surto psicótico

Ex-deputado Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo filho em surto

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB