Prêmio que reconhece boas práticas para crianças e adolescentes prorroga inscrições

Há 4 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça estendeu até 29 de agosto o prazo para inscrições na quinta edição do Prêmio Prioridade Absoluta. A premiação busca identificar e disseminar iniciativas inovadoras voltadas para a proteção de direitos infanto-juvenis nas áreas protetiva e socioeducativa.

A prorrogação oferece oportunidade adicional para tribunais, instituições do sistema de justiça, poderes públicos e organizações da sociedade civil apresentarem seus projetos. O resultado será divulgado em 3 de outubro, conforme alteração na Portaria nº 217/2025.

Categorias e critérios de avaliação

A premiação divide-se em dois eixos principais: área protetiva e socioeducativo. Cada eixo contempla oito categorias distintas, incluindo tribunal, magistratura, serventuários do Poder Judiciário, demais instituições do sistema de justiça, poderes executivo e legislativo, sociedade civil organizada, empresas e universidades.

As práticas inscritas devem estar implementadas há pelo menos um ano. É possível inscrever múltiplos projetos do mesmo autor ou órgão, desde que cadastrados separadamente em formulários distintos. Contudo, não se admite inscrição da mesma prática em várias categorias.

Avaliação técnica especializada

A comissão avaliadora considerará critérios como eficiência, aplicação da regra da prioridade absoluta, qualificação profissional necessária, intersetorialidade, participação, inovação, capacidade de replicação, eficácia, alcance social e desburocratização dos processos.

A regra da prioridade absoluta fundamenta-se na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Marco Legal da Primeira Infância. Estes marcos normativos estabelecem diretrizes para políticas públicas destinadas ao público infanto-juvenil.

O cadastramento das ações deve ser realizado por meio de formulário eletrônico disponível no portal do CNJ. A iniciativa integra esforços do Poder Judiciário para aprimorar políticas públicas destinadas a crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Autor

Leia mais

José Carlos Oliveira,. ex-ministro da Previdência no governo Bolsonaro, recebia propina da máfia do INSS

Ex-ministro e deputado são alvos da PF em esquema de fraudes contra aposentados no INSS

Há 3 horas
Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, e Marco Rubio, Secretário de Estado dos EUA

Mauro Vieira: Brasil e EUA podem chegar a acordo sobre tarifaço já em novembro

Há 3 horas
O deputado e Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite

Como Guilherme Derrite conseguiu desagradar gregos do governo e troianos da oposição

Há 3 horas

Na COP30, AGU anuncia maior lote de ajuizamento de ações ambientais e cobra R$ 476 milhões de infratores

Há 13 horas
Ministros do STF participam do Dia da Justiça na COP 30

Ministros do STF defendem justiça climática como direito humano fundamental na COP30

Há 15 horas

STF decide que recreio deve ser contabilizado na jornada de trabalho dos professores

Há 16 horas
Maximum file size: 500 MB