STJ afasta responsabilidade da SKY por suposto uso indevido de imagem de árbitro de futebol – – –
STF afasta créditos presumidos de ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins – – –
Uso de marcas em conteúdos satíricos não viola direito exclusivo nem consiste em concorrência desleal, decide TJSP – – –
STJ fixa primeiro negativo de relevância desde implantação do novo sistema da Corte – – –
STF mantém suspensão de decisões do TJ-SP sobre o IPTU de Bragança Paulista – – –
CNJ decide que atualização de taxas cartoriais só pode acontecer por força de lei – – –
Apenada volta ao regime fechado após registrar 128 violações em 94 dias no semiaberto – – –
Nunes Marques diz que levará revisão criminal de Bolsonaro ao plenário do STF – – –
TJSP mantém condenação e aumenta pena de dono de bar que matou vizinha após reclamação de barulho – – –
Fabricante de próteses mamárias é condenada a indenizar paciente após recall internacional – – –

STF mantém suspensão de decisões do TJ-SP sobre o IPTU de Bragança Paulista

Há 2 horas
Atualizado quarta-feira, 7 de outubro de 2026

Da Redação

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por unanimidade, a suspensão de dois acórdãos do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que colocavam em risco a cobrança do IPTU de 2025 em Bragança Paulista (SP). Em sessão virtual encerrada no iníio deste mês, o plenário rejeitou um recurso do Ministério Público paulista e seguiu o voto do presidente da Corte, ministro Edson Fachin.

O que decidiu o tribunal paulista

Em duas ações diretas de inconstitucionalidade, o TJ-SP declarou inválido o Decreto municipal nº 4.612/2024. O decreto fixava a base de cálculo e a Planta Genérica de Valores (PGV) do imposto. Ao mesmo tempo, a corte paulista considerou constitucional a Lei Complementar nº 1.001/2025.

Segundo o município, o problema é que essa lei restaurou a planta anterior, mas só passou a valer com sua publicação, em julho de 2025. Na prática, os lançamentos do IPTU daquele ano ficariam sem base normativa, o que abriria caminho para pedidos de anulação.

Prefeitura apontou risco de devolver R$ 160 milhões

No pedido apresentado ao STF, a prefeitura afirmou que qualquer contribuinte poderia pedir a nulidade das cobranças de 2025. Nesse cenário, a administração seria obrigada a restituir os valores já arrecadados, com perda estimada em mais de R$ 160 milhões.

O município também informou ao Supremo que mais de 200 processos sobre o tema já tramitavam na Justiça. Por causa de parte dessas disputas, mais de R$ 75 milhões em lançamentos haviam sido suspensos por ordem judicial entre 2025 e 2026.

Para dimensionar o impacto, a prefeitura comparou a queda prevista de arrecadação, de cerca de R$ 150 milhões, com outras despesas. Segundo o município, o valor supera a soma das folhas de professores (R$ 95 milhões) e de profissionais de saúde (R$ 53 milhões) com os gastos do Samu (R$ 22 milhões).

Parecer da PGR reforçou o pedido

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apoiou a suspensão. Em parecer anexado aos autos, o órgão avaliou que o acórdão do TJ-SP tinha “o potencial de desestruturar a administração tributária municipal”, por criar um vazio normativo sobre os lançamentos de 2025.

A PGR observou ainda que, depois de uma liminar suspender a lei complementar, a prefeitura editou o Decreto nº 4.850/2025 para regular o IPTU de 2026. Essa norma manteve a mesma base de cálculo e a mesma planta do decreto declarado inválido, o que, segundo o parecer, agravava a desordem.

Fachin rebate tese de privilégio à arrecadação

No voto, Fachin afirmou que manter a suspensão não significa favorecer o caixa municipal em prejuízo dos contribuintes. Segundo o ministro, proteger a economia pública não significa preservar a receita “como um fim em si mesma”. O objetivo, escreveu ele, é evitar a desorganização da gestão tributária e do orçamento.

Para o presidente do STF, a medida se justifica pelo impacto sobre a capacidade administrativa da cidade e sobre a execução de políticas públicas locais. A simples possibilidade de queda na arrecadação, por si só, não seria motivo suficiente.

Suspensão tem prazo definido em lei

Fachin também respondeu à crítica de que a decisão original não havia fixado prazo final. Ele explicou que esse limite está na própria legislação. Pelo artigo 4º, parágrafo 9º, da Lei nº 8.437/1992, a suspensão vale até o trânsito em julgado da ação principal.

O ministro ressaltou que esse instrumento não discute o mérito da controvérsia nem substitui a decisão de origem. Ele apenas neutraliza, de forma provisória, os efeitos dos acórdãos. Todos os demais ministros acompanharam o relator.

Autor

Leia mais

Ministra Nancy Andrighi, do STJ, durante sessão.

STJ afasta responsabilidade da SKY por suposto uso indevido de imagem de árbitro de futebol

Há 5 minutos

STF afasta créditos presumidos de ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Há 11 minutos
Sede do TJSP

Uso de marcas em conteúdos satíricos não viola direito exclusivo nem consiste em concorrência desleal, decide TJSP

Há 1 hora
Sede do STJ

STJ fixa primeiro negativo de relevância desde implantação do novo sistema da Corte

Há 2 horas
Plenário do CNJ durante sessão ordinária

CNJ decide que atualização de taxas cartoriais só pode acontecer por força de lei

Há 3 horas

Apenada volta ao regime fechado após registrar 128 violações em 94 dias no semiaberto

Há 3 horas