Lula faz segundo procedimento na cabeça e passa bem

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já foi submetido ao procedimento programado para a manhã desta quinta-feira (12.12) com o objetivo de evitar um novo sangramento no cérebro. Conforme a equipe médica, a intervenção foi considerada um sucesso. Ele entrou no centro cirúrgico do Hospital Sírio Libanês, em  São Paulo, por volta das 7h10 e o procedimento durou menos de uma hora.

O médico Roberto Kalil explicou que a técnica não é considerada exatamente uma cirurgia, mas um “procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média)” e não vai influenciar na previsão de alta de Lula da Unidade de Terapia Intensiva, prevista para acontecer nesta quinta-feira.

Kalil também fez questão de reiterar que o procedimento faz parte do protocolo pós-cirúrgico. “Conseguimos embolizar a artéria e o presidente está acordado e conversando”, afirmou o médico.

Lula viajou de Brasília a São Paulo para fazer uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10.12) para conter uma hemorragia intracraniana. O problema ainda é resultado da queda que ele sofreu em outubro passado no banheiro do Palácio da Alvorada.

O presidente tem 79 anos e sua saúde é motivo de preocupação, porém o médico informou que ele está bem e não apresenta qualquer sequela. Kalil ressaltou que o novo procedimento já vinha sendo discutido pela equipe e que consistiu numa “intervenção de baixo risco”.

Trata-se, segundo ele, de um tipo de cateterismo para embolizar a artéria meníngea porque quando se drena um hematoma  — como ocorreu com o presidente — existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as artérias da meninge causarem um pequeno sangramento.

O médico não falou em qualquer mudança na previsão inicial, que é de retorno do presidente a Brasília no  começo da próxima semana. Porém, por orientação da equipe do Sírio Libanês, Lula está proibido de receber visitas de trabalho no hospital até ficar completamente recuperado.

Autor

Leia mais

Vazamento de reunião sobre caso Master gera crise de confiança no STF

Há 2 dias

Dino dá prazo final de 30 dias para conclusão de relatório sobre terra indígena em Roraima

Há 2 dias
Edifício-sede do STF com estátua da Justiça na frente

STF não terá expediente em segunda e terça de Carnaval; prazos são prorrogados

Há 2 dias

PF se reúne com Mendonça e apresenta informações sobre inquérito do Banco Master

Há 2 dias
Ministro Villa Boas Cuêva durante a sessão

Infojud pode ser utilizado por juízes para checar renda de jurisdicionado e quem tem direito à Justiça gratuita, diz STJ

Há 2 dias
Sede do TRF 3, onde o colegiado escolheu novo desembargador por antiguidade

Colegiado do TRF 3 escolhe novo desembargador, por critério de antiguidade, e define lista tríplice para outra vaga existente na Corte

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB