TSE determina que imagens de pessoas em propaganda eleitoral devem aparecer sempre borradas  – – –
Corregedor eleitoral nega pedido de Flávio para suspender canais do governo – – –
STF mantém regras de organização da Polícia Penal de São Paulo – – –
Presidente do TSE dá 24 horas à Meta para apresentar relatório técnico sobre canal ‘Exército do Lula’ – – –
TST aumenta 6x a indenização para gestante obrigada a vomitar em lata de lixo – – –
Médico condenado por ofensas a colega em denúncia ao conselho deve pagar R$ 3 mil – – –
Campanhas de Lula e Flávio entregam petição conjunta ao TSE para quebra de sigilos – – –
STF retoma julgamento sobre acesso a dados sigilosos em investigações criminais – – –
Após 240 dias de impasse, CNJ anula recusa e determina promoção no TJRN – – –
INSS não pode usar robôs para negar benefício sem permitir novas provas, decide STJ – – –

Mato Grosso do Sul é berço de mudança histórica que criminalizou feminicídio como crime autônomo

Há 4 meses
Atualizado quinta-feira, 9 de julho de 2026

Da Redação

A iniciativa de um juiz sul-mato-rossense transformou a legislação brasileira: após contribuir para a criação da Lei nº 14.994/2024, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul realizou 162 julgamentos de feminicídio desde que a lei passou a vigorar, consolidando a mudança que reconheceu esse crime como entidade jurídica independente do homicídio.

Um juiz que viu além do homicídio qualificado

O magistrado Carlos Alberto Garcete, juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, percebeu uma lacuna na lei que precisava ser preenchida.

Após anos estudando a dinâmica dos julgamentos, ele identificou que o feminicídio, quando tratado apenas como qualificadora do homicídio, deixava margem para interpretações problemáticas. A experiência acumulada em centenas de processos o levou a idealizar uma solução: transformar o feminicídio em crime autônomo.

Garcete apresentou seu estudo ao então deputado federal Fábio Trad, que abraçou a causa e protocolou na Câmara o primeiro projeto sobre o tema no Congresso Nacional. A colaboração entre o Poder Judiciário local e a classe política federal resultou na aprovação da Lei nº 14.994, em outubro de 2024.

Números que revelam a atuação contínua

Desde a publicação da Lei, o TJMS já realizou 162 julgamentos de feminicídio até 7 de julho de 2026. Campo Grande concentra o maior volume, com 41 processos, seguida por Três Lagoas (12), Dourados (11) e Naviraí (11).

Os números crescem: 32 julgamentos em 2024, 84 em 2025 e 46 nos primeiros meses de 2026.

Segurança jurídica para nomes e identidades

A mudança trouxe um benefício concreto aos processos: o feminicídio agora tem identidade própria no Código Penal.

Garcete explicou que, quando era apenas qualificadora, havia o risco do machismo estrutural influenciar o julgamento dos jurados. “Muitos afastavam a qualificadora, o que ia contra o enfrentamento dessa violência”, declarou o magistrado ao destacar os problemas anteriores.

Com o crime autônomo, o Tribunal do Júri deixa de fazer a pergunta problemática: em vez disso, reconhece o feminicídio como delito específico.

“Hoje o crime de feminicídio tem o seu DNA, tem a sua identidade própria, é um crime autônomo. No júri não se pergunta mais se a morte da mulher é um feminicídio ou não. Foi uma virada importante dentro desse trabalho de conscientização e de enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou o magistrado.

Mudança que vai além da pena

O ex-deputado federal Fábio Trad também ressaltou o impacto da transformação legislativa na resposta estatal à violência de gênero. Afirmou que o objetivo era dar nome próprio a uma violência enraizada no ódio à condição de mulher. Essa mudança não apenas endureceu penas, mas reconheceu juridicamente que matar uma mulher, por ser mulher, constitui crime distinto.

Além da lei, a conscientização persiste

O juiz Carlos Alberto Garcete enfatizou ainda que o enfrentamento ao feminicídio exige ação em dois pilares: prevenção e repressao.

“Sobre a questão do feminicídio, é importante lembrar que se trabalha no combate a esse tipo de violência por meio de dois pilares. Primeiro, o da prevenção e da conscientização. É fundamental que a sociedade civil, a imprensa e todos os veículos de comunicação falem constantemente sobre esse tema. O segundo é a questão repressiva ao crime, ou seja, depois de ocorrido o feminicídio”, concluiu.

Autor

Leia mais

Sessão plenária do TSE

TSE determina que imagens de pessoas em propaganda eleitoral devem aparecer sempre borradas 

Há 2 minutos
Ministro e corregedor-geral da Justiça Eleitoral Ricardo Villas Boas Cuêva, do TSE, durante sessão

Corregedor eleitoral nega pedido de Flávio para suspender canais do governo

Há 37 minutos

STF mantém regras de organização da Polícia Penal de São Paulo

Há 40 minutos
Presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, durante sessão

Presidente do TSE dá 24 horas à Meta para apresentar relatório técnico sobre canal ‘Exército do Lula’

Há 55 minutos

TST aumenta 6x a indenização para gestante obrigada a vomitar em lata de lixo

Há 59 minutos

Médico condenado por ofensas a colega em denúncia ao conselho deve pagar R$ 3 mil

Há 1 hora