Senado aprova nomes indicados pela OAB ao CNJ

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Senado Federal aprovou os nomes de Marcello Terto e Silva e de Ulisses Rabaneda, indicados pela OAB para ocupar vaga destinada à advocacia no Conselho Nacional de Justiça. O advogado Rodrigo Badaró, presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados da Ordem, também foi aprovado. Ele foi indicado pelos senadores ao CNJ.

Os três indicados foram sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça, em sessão conduzida pelo presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Com a aprovação das indicações, os nomes são encaminhados à Presidência da República e, se não houver objeção, será publicado no Diário Oficial.

O CNJ é composto por 15 conselheiros, sendo que alguns são magistrados, advogados, membros do Ministério Público e cidadãos com notável saber jurídico. O mandato para o posto de conselheiro é de dois anos, com possibilidade de recondução ao cargo.

Na avaliação do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, os advogados indicados para o Conselho Nacional de Justiça representam com excelência os valores da advocacia brasileira.

“Confiamos que a atuação deles no CNJ será marcada pela responsabilidade e pelo compromisso com o aprimoramento do Sistema de Justiça”, afirmou.

Durante a sabatina, Marcello Terto citou que já ocupou o cargo e teve um bom desempenho na gestão, com mais de 1,5 mil audiências realizadas antes das decisões e o menor índice de congestionamento de processos entre os gabinetes do CNJ.

Ulisses Rabaneda se comprometeu a respeitar a separação dos Poderes, a preservar a autonomia dos tribunais edefendeu um Judiciário acessível.

Rodrigo Badaró, indicado pelo Senado, lembrou de sua atuação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Lá honrei o mandato que a OAB na época me deu e o Senado validou, trabalhando contra os abusos dos promotores e dos procuradores, pela pauta de gênero, contra o racismo, e pela igualdade e justiça social”. O advogado também destacou o papel do CNJ na formulação de políticas públicas que promovam a eficiência e a igualdade no Sistema de Justiça.

Na mesma sessão da CCJ, os senadores sabatinaram os indicados para assumir os cargos no Superior Tribunal Militar (STM) e no Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Veja como foi a votação

– Marcello Terto e Silva (50 votos a quatro);

– Ulisses Rabaneda (55 votos);

– Rodrigo Badaró (58 votos a três).

Autor

Leia mais

Luis Fux, ministro do STF

STF confirma que Luiz Fux não votará em recurso de Bolsonaro no julgamento da trama golpista

Há 2 horas
Capitólio, sede do Poder Legislativo (Congresso) dos eUA

Senado dos EUA rejeita resolução que barraria ataques de Trump à Venezuela

Há 2 horas
paisagem amazônica retrata rios e matas brasilerias

Aportes ao fundo das florestas ultrapassam US$ 5,5 bi e colocam Brasil na metade da meta para a COP30

Há 2 horas
PM agride cidadão de pele preta em São Paulo

Relatório revela que 86% das vítimas da violência policial em 2024 eram negras

Há 14 horas
O PResidente da República Luis Inácio Lula da silva discursa na abertura da Cúpula de chefes de Estado

Lula recebe líderes mundiais para a Cúpula de Líderes da COP30 em Belém

Há 14 horas
Paulo Frateschi, ex-presidente do PT, assassinado pelo filho em surto psicótico

Ex-deputado Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo filho em surto

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB