STM mantém condenação de cabo do Exército por apresentação de documentos falsos – – –
Três vezes Scorsese – – –
Nova resolução do CNJ permite ao órgão monitorar ordens de bloqueio de créditos – – –
Regime prisional não retroage para desconstituir tempo de pena em regime aberto, decide TJSP – – –
Defesa diz que 657 arquivos do celular de Vorcaro foram modificados após apreensão pela PF – – –
Juiz que beneficiou réu do 8 de Janeiro escapa de inquérito no STF, mas segue sob análise do CNJ – – –
Certidões de óbito de pessoas mortas por policiais terão de detalhar contexto, além da causa médica – – –
TSE pede para Congresso incluir na Lei da Ficha Limpa inelegibilidade de quem comete violência doméstica – – –
STJ nega novo recurso apresentado pela defesa do ex-jogador Robinho, que cumpre pena em Limeira (SP) – – –
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determina arquivamento de inquérito contra youtuber Monark – – –
Mototaxistas circulando em São Paulo

STF analisa suspensão de lei paulista que regulamenta mototáxi por aplicativo

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Por Carolina Villela

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar no plenário virtual a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu a eficácia da lei do Estado de São Paulo que estabelece regras para o transporte individual remunerado de passageiros por motocicleta. A Lei estadual 18.156/2025, entre outros pontos, condiciona a prestação desse serviço à autorização e à regulamentação pelos municípios paulistas, o que gerou questionamentos sobre invasão de competência legislativa.

A liminar foi concedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7852, e até o momento apenas o relator apresentou seu voto pela manutenção da suspensão, determinada em setembro. Moraes também votou para converter o referendo da decisão em julgamento de mérito. A votação no plenário virtual se encerra em 10 de novembro

Ministro aponta riscos à proteção do consumidor

O ministro Alexandre de Moraes ressaltou que a lei estadual viola o dever constitucional de proteção ao consumidor, além de favorecer a clandestinidade do serviço. Segundo o relator, ao dificultar o funcionamento regular dos aplicativos, a norma elimina importantes mecanismos de segurança disponíveis aos usuários, como o rastreamento em tempo real, avaliação dos motociclistas e canais de reclamação e elogios.

“A opção adotada pelo legislador estadual com a Lei 18.156/2025 incentiva a migração do serviço para a clandestinidade, expondo o consumidor a um risco ainda maior, ao eliminar as salvaguardas que a tecnologia e a formalização do serviço proporcionam”, destacou Moraes em sua decisão.

Na ação que questiona a constitucionalidade da norma, a Confederação Nacional de Serviços (CNS) aponta invasão da competência privativa da União para legislar sobre trânsito e transporte. A entidade também argumenta que a lei paulista viola o princípio da livre iniciativa, pois classifica indevidamente o transporte privado individual de passageiros por aplicativo como atividade econômica sujeita a controle municipal, e não como serviço público.

Governo paulista defende competência estadual

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) defende que a norma trata essencialmente de proteção ao consumidor e à saúde pública, áreas em que os estados têm competência para legislar. No mesmo sentido, o governador de São Paulo argumentou que o estado tem competência constitucional para suplementar a legislação federal nesses temas específicos.

Por outro lado, tanto a Advocacia-Geral da União (AGU) quanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) consideram que houve clara invasão da competência privativa da União para legislar sobre trânsito e transporte.

Precedente da Corte sobre transporte por aplicativo

Moraes destacou que o STF já fixou entendimento sobre o tema no Tema 967 da repercussão geral. Segundo a tese firmada pela Corte, é inconstitucional proibir ou restringir excessivamente o transporte por motorista de aplicativo, por violar os princípios constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência.

O precedente estabelece ainda que, ao regulamentar a atividade, municípios e o Distrito Federal não podem contrariar as normas federais que já disciplinam o tema.

Segundo o relator, a lei paulista, embora não proíba diretamente a atividade, cria critérios e exigências não previstos na legislação federal que dificultam o exercício da profissão. Moraes considera que a norma contraria o modelo constitucional de divisão de competências ao permitir que os municípios controlem a oferta de transporte por aplicativos e regulamentem o serviço de forma incompatível com a Lei Federal 12.587/2012.

A suspensão de eficácia da lei também levou em consideração o risco de que os demais estados editem normas semelhantes, invadindo a competência da União para legislar sobre o tema.   

Autor

Leia mais

Cabos do Exército durante desfile

STM mantém condenação de cabo do Exército por apresentação de documentos falsos

Há 23 horas

Três vezes Scorsese

Há 23 horas
Edifício-sede do CNJ em Brasília

Nova resolução do CNJ permite ao órgão monitorar ordens de bloqueio de créditos

Há 24 horas
Sede do TJSP

Regime prisional não retroage para desconstituir tempo de pena em regime aberto, decide TJSP

Há 24 horas

Defesa diz que 657 arquivos do celular de Vorcaro foram modificados após apreensão pela PF

Há 1 dia
Homem depredando relógio histórico no Palácio do Planalto em 8/1/23

Juiz que beneficiou réu do 8 de Janeiro escapa de inquérito no STF, mas segue sob análise do CNJ

Há 1 dia