Imagens de Teerã quanod do ataque de Israel na manhãdesta terça

STF realiza sessão administrativa virtual com cinco processos na pauta

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da redação

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na madrugada desta terça-feira (17) uma sessão administrativa virtual que analisará cinco processos administrativos de grande relevância para o funcionamento da Corte. A sessão, que começou à meia-noite e se encerrará às 23h59 desta quarta-feira (18), tem na pauta temas estruturais como atualização da tabela de custas judiciais, regulamentação de processos sigilosos e ampliação das fontes de custeio da Rádio e TV Justiça.

Todos os processos em votação são de relatoria do presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso.

Nova regulamentação para processos sigilosos

O primeiro processo na pauta (PADM 10) trata da criação de uma resolução que estabelecerá novos parâmetros para a tramitação eletrônica de processos sigilosos no Supremo. A proposta define cinco níveis diferentes de sigilo e surge da necessidade de modernizar e padronizar os procedimentos de proteção de informações sensíveis no tribunal.

A minuta de resolução busca assegurar maior padronização, segurança, rastreabilidade e transparência nos fluxos processuais que envolvam dados protegidos por sigilo legal.

Ampliação do financiamento da Rádio e TV Justiça

O segundo processo administrativo (PADM 11) prevê a ampliação das fontes de custeio da Rádio e TV Justiça (RTVJ), veículos de comunicação fundamentais para a transparência do Poder Judiciário. A proposta contempla cinco diferentes modalidades de financiamento, diversificando as fontes de recursos para garantir a sustentabilidade dos canais.

Entre as fontes propostas estão o orçamento próprio do STF, transferências de recursos dos tribunais superiores e conselhos judiciários, além do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. A minuta também prevê repasses do Ministério Público da União, da Defensoria Pública da União e da Advocacia-Geral da União, ampliando significativamente a base de financiamento.

A diversificação das fontes inclui ainda recursos provenientes de parcerias com tribunais de justiça estaduais e outros entes, além da possibilidade de recebimento de doações.

Atualização de custas e benefícios para servidores

O terceiro item da pauta (PADM 12) trata da atualização da tabela de custas do STF, com correção de 13,27% baseada na variação acumulada da taxa Selic entre 30 de abril de 2024 e 12 de junho de 2025. Essa atualização é essencial para manter o valor real das custas judiciais, evitando defasagem em relação à inflação e às taxas de juros praticadas no país.

O quarto processo (PADM 13) aborda a criação de um adicional de qualificação para servidores do Poder Judiciário da União. O benefício será concedido em razão da conclusão de ações de treinamento, obtenção de títulos, diplomas ou certificados de cursos de pós-graduação em áreas de interesse dos órgãos judiciários. As áreas específicas de interesse serão definidas posteriormente em regulamento próprio.

Segurança para ministros aposentados em debate

O último processo da sessão (PADM 14) analisa um requerimento do ministro aposentado Marco Aurélio para que a segurança dos ministros aposentados seja prestada sem limite de tempo. Atualmente, a proteção é oferecida por 36 meses após a aposentadoria, com possibilidade de prorrogação por igual período mediante solicitação do interessado.

Autor

Leia mais

José Carlos Oliveira,. ex-ministro da Previdência no governo Bolsonaro, recebia propina da máfia do INSS

Ex-ministro e deputado são alvos da PF em esquema de fraudes contra aposentados no INSS

Há 3 horas
Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, e Marco Rubio, Secretário de Estado dos EUA

Mauro Vieira: Brasil e EUA podem chegar a acordo sobre tarifaço já em novembro

Há 4 horas
O deputado e Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite

Como Guilherme Derrite conseguiu desagradar gregos do governo e troianos da oposição

Há 4 horas

Na COP30, AGU anuncia maior lote de ajuizamento de ações ambientais e cobra R$ 476 milhões de infratores

Há 13 horas
Ministros do STF participam do Dia da Justiça na COP 30

Ministros do STF defendem justiça climática como direito humano fundamental na COP30

Há 15 horas

STF decide que recreio deve ser contabilizado na jornada de trabalho dos professores

Há 16 horas
Maximum file size: 500 MB