Hora do Cafezinho

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Prestígio e popularidade 

Todo mundo que acompanha o Judiciário sabe que o ministro Benedito Gonçalves é muito querido entre os colegas, o que ficou evidenciado na quantidade de ex-ministros e de integrantes do atual colegiado do STJ e do STF que prestigiaram a sua posse como novo diretor-presidente da Enfam. 

Passaram por lá os ministros do STF Edson Fachin – este  representando o presidente, Luís Roberto Barroso – Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, aposentado do STF, e o ex-presidente do STJ e da Enfam Nilson Naves.

Carioquices

Pouco antes de iniciar seu discurso de posse, Benedito Gonçalves fez uma brincadeira com a plateia. Em tom sério, disse que cada um iria receber de presente um voto do Clube de Regatas Flamengo e um diploma, já referendado pelo presidente do clube, Rodolfo Landim, que estava no local e deu muitas risadas.

Amor no ar

O ministro fez questão de fazer uma homenagem à mulher, a advogada Santina Gonçalves. Lembrou que sempre contou com o apoio dela, que o acompanha no trabalho desde o período em que precisou se mudar do Rio de Janeiro para assumir como juiz federal no Rio Grande do Sul.  “Ela já teve de enfrentar até mesmo prejuízos em sua carreira para seguir ao meu lado, motivo pelo qual faço aqui meu agradecimento”. Benedito e Santina são pais de Felipe e Fernanda.

Autor

Leia mais

logotipo da OAB sobre posto a imagem de policiais federais fazendo busca e apreensão em escritórios de advocacia

OAB cobra da Polícia Federal respeito às prerrogativas da advocacia

Há 2 horas

Acusado de vender drogas por WhatsApp com serviço de delivery continuará preso

Há 3 horas

STJ nega redução de pena para mãe que assassinou filho e escondeu corpo no freezer

Há 3 horas
Edifício-sede do CNMP em Brasília

Anseio antigo dos MPs dos estados e do DF, proposta que regulamenta permuta na carreira está adiantada no CNMP

Há 3 horas
Frernte da sede do STJ

STJ inicia 2026 com julgamentos que vão desde questões previdenciárias a tipos de impenhorabilidade e recursos energéticos

Há 3 horas
Viatura da Polícia Federal numa rua do Rio de Janeiro

Gilmar Mendes suspende investigação do MP estadual e manda a PF apurar suposta espionagem no Recife

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB