Quem é o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves?

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O empresário e lobista Andreson de Oliveira Gonçalves se dizia advogado, mas não possui carteira da OAB. Ele foi preso preventivamente em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (26.11), pela Polícia Federal, com autorização do ministro Cristiano Zanin Martins, do Supremo Tribunal Federal. Conforme informações da PF, Gonçalves é suspeito de liderar um esquema de venda de decisões judiciais envolvendo assessores de ministros do STJ e integrantes de outros tribunais. 

Ele é apontado como a peça central em um suposto esquema de corrupção que inclui advogados, empresários, assessores, chefes de gabinete e desembargadores e, de acordo com as investigações, tinha acesso antecipado a decisões judiciais e negociava influências para beneficiar interesses específicos.

TENSÃO NO JUDICIÁRIO

Embora fosse esperada, a Operação Sisamnes aumentou o clima de tensão e apreensão entre ministros e servidores de tribunais superiores e do Conselho Nacional de Justiça, devido às investigações em curso para apurar denúncias de venda de sentenças no Superior Tribunal de Justiça. 

Em reservado, também integrantes do Tribunal Superior do Trabalho e do Tribunal Superior Eleitoral demonstraram preocupação com o impacto das investigações na imagem do Judiciário, mas todos afirmam concordar que, diante das denúncias, o quanto antes os episódios forem esclarecidos será melhor para as instituições envolvidas.

BARRAS DE OURO

A operação de hoje, segundo informações de bastidores do Judiciário, resultou na apreensões de documentos, áudios, computadores e celulares. Na casa de alvos da operação foram encontradas muitas barras de ouro, o que leva a indícios de que os pagamentos de propina priorizavam este tipo de negociação.

Policiais federais também teriam  encontrado indícios – por meio de documentos apreendidos anteriormente e já analisados – que os integrantes do esquema tinham acesso a detalhes sobre várias operações policiais antes mesmo que fossem realizadas. 

 

 

 
 

Autor

Leia mais

Partidos em federações podem se desligar ou fazer trocas no início do ano eleitoral de 2026

TSE: partidos integrados a federações podem se desligar no início do ano eleitoral de 2026 sem sofrer sanções

Há 8 minutos
TST publica editais sobre processos que tramitam sob rito de recursos repetitivos

Empresa terá de reintegrar trabalhador dispensado ao retornar de reabilitação

Há 21 minutos
Fachada da sede do Tribunal Regional Federal da Primeira Região -- TRF1

CNJ aposenta três desembargadores do TRT-1 por participação em esquema de propinas

Há 24 minutos
O advogado criminalista Bruno Salles

Estudo da chamada ‘dosimetria para golpistas’: O que muda, na avaliação do criminalista Bruno Salles

Há 2 horas

STJ flexibiliza exigência de publicidade em união estável homoafetiva

Há 3 horas

Justiça tranca investigação de advogados que fizeram petição contra desembargador

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB