Quem é o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves?

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O empresário e lobista Andreson de Oliveira Gonçalves se dizia advogado, mas não possui carteira da OAB. Ele foi preso preventivamente em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (26.11), pela Polícia Federal, com autorização do ministro Cristiano Zanin Martins, do Supremo Tribunal Federal. Conforme informações da PF, Gonçalves é suspeito de liderar um esquema de venda de decisões judiciais envolvendo assessores de ministros do STJ e integrantes de outros tribunais. 

Ele é apontado como a peça central em um suposto esquema de corrupção que inclui advogados, empresários, assessores, chefes de gabinete e desembargadores e, de acordo com as investigações, tinha acesso antecipado a decisões judiciais e negociava influências para beneficiar interesses específicos.

TENSÃO NO JUDICIÁRIO

Embora fosse esperada, a Operação Sisamnes aumentou o clima de tensão e apreensão entre ministros e servidores de tribunais superiores e do Conselho Nacional de Justiça, devido às investigações em curso para apurar denúncias de venda de sentenças no Superior Tribunal de Justiça. 

Em reservado, também integrantes do Tribunal Superior do Trabalho e do Tribunal Superior Eleitoral demonstraram preocupação com o impacto das investigações na imagem do Judiciário, mas todos afirmam concordar que, diante das denúncias, o quanto antes os episódios forem esclarecidos será melhor para as instituições envolvidas.

BARRAS DE OURO

A operação de hoje, segundo informações de bastidores do Judiciário, resultou na apreensões de documentos, áudios, computadores e celulares. Na casa de alvos da operação foram encontradas muitas barras de ouro, o que leva a indícios de que os pagamentos de propina priorizavam este tipo de negociação.

Policiais federais também teriam  encontrado indícios – por meio de documentos apreendidos anteriormente e já analisados – que os integrantes do esquema tinham acesso a detalhes sobre várias operações policiais antes mesmo que fossem realizadas. 

 

 

 
 

Autor

Leia mais

Vazamento de reunião sobre caso Master gera crise de confiança no STF

Há 1 dia

Dino dá prazo final de 30 dias para conclusão de relatório sobre terra indígena em Roraima

Há 1 dia
Edifício-sede do STF com estátua da Justiça na frente

STF não terá expediente em segunda e terça de Carnaval; prazos são prorrogados

Há 1 dia

PF se reúne com Mendonça e apresenta informações sobre inquérito do Banco Master

Há 1 dia
Ministro Villa Boas Cuêva durante a sessão

Infojud pode ser utilizado por juízes para checar renda de jurisdicionado e quem tem direito à Justiça gratuita, diz STJ

Há 1 dia
Sede do TRF 3, onde o colegiado escolheu novo desembargador por antiguidade

Colegiado do TRF 3 escolhe novo desembargador, por critério de antiguidade, e define lista tríplice para outra vaga existente na Corte

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB