Quem é o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves?

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O empresário e lobista Andreson de Oliveira Gonçalves se dizia advogado, mas não possui carteira da OAB. Ele foi preso preventivamente em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (26.11), pela Polícia Federal, com autorização do ministro Cristiano Zanin Martins, do Supremo Tribunal Federal. Conforme informações da PF, Gonçalves é suspeito de liderar um esquema de venda de decisões judiciais envolvendo assessores de ministros do STJ e integrantes de outros tribunais. 

Ele é apontado como a peça central em um suposto esquema de corrupção que inclui advogados, empresários, assessores, chefes de gabinete e desembargadores e, de acordo com as investigações, tinha acesso antecipado a decisões judiciais e negociava influências para beneficiar interesses específicos.

TENSÃO NO JUDICIÁRIO

Embora fosse esperada, a Operação Sisamnes aumentou o clima de tensão e apreensão entre ministros e servidores de tribunais superiores e do Conselho Nacional de Justiça, devido às investigações em curso para apurar denúncias de venda de sentenças no Superior Tribunal de Justiça. 

Em reservado, também integrantes do Tribunal Superior do Trabalho e do Tribunal Superior Eleitoral demonstraram preocupação com o impacto das investigações na imagem do Judiciário, mas todos afirmam concordar que, diante das denúncias, o quanto antes os episódios forem esclarecidos será melhor para as instituições envolvidas.

BARRAS DE OURO

A operação de hoje, segundo informações de bastidores do Judiciário, resultou na apreensões de documentos, áudios, computadores e celulares. Na casa de alvos da operação foram encontradas muitas barras de ouro, o que leva a indícios de que os pagamentos de propina priorizavam este tipo de negociação.

Policiais federais também teriam  encontrado indícios – por meio de documentos apreendidos anteriormente e já analisados – que os integrantes do esquema tinham acesso a detalhes sobre várias operações policiais antes mesmo que fossem realizadas. 

 

 

 
 

Autor

Leia mais

Trabalhadores dos Correios fazem entregas em carro da estatal

TST considera greve dos Correios não abusiva, mas determina desconto de dias parados

Há 1 dia

Moraes nega pedido de visita de sogro de Bolsonaro

Há 1 dia
Ministro do STF Dias Tóffoli

Divergências em depoimentos levam PF a promover acareação entre ex-banqueiro e ex-presidente do BRB

Há 1 dia

A troca de perfis no STF com a ascensão de Edson Fachin à Presidência

Há 2 dias
Imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil, em Roraima

ESPECIAL – Juristas e pesquisadores aguardam conclusão de nova política pública brasileira sobre migrações internacionais

Há 2 dias
O advogado constitucionalista Pedro Serrano

A Força da Institucionalidade: Uma entrevista com Pedro Serrano

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB